A Secretaria Estadual de Saúde realizou, na manhã desta terça-feira (27/08), um Curso de Capacitação em Tuberculose, que visa instruir enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal para o manejo clínico de pacientes de tuberculose.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. O sintoma mais conhecido da doença é a tosse por mais de três semanas, sendo de forma seca ou produtiva. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a tuberculose é um grave e preocupante problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. Além disso, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da enfermidade

A capacitação é fundamental, uma vez que paciente que inicia o tratamento sem conclusão, pode transmitir a doença. O curso, ministrado pela Equipe da Assessoria da Secretaria Estadual de Saúde, aconteceu das 09:00 às 17:00 desta terça-feira, na Rua Rio das Flores em Porto Novo.