A Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, realizará neste Sábado, dia 13 de janeiro a primeira edição da Feira de Produtos Orgânicos e Agroecológicos de Saquarema, com o apoio da EMATER – Rio.
O evento acontecerá todo segundo sábado de cada mês, das 7 às 13 horas. Produtores Rurais de diversos bairros estarão reunidos na Praça dos Pescadores, no Centro.

Em Saquarema, Região dos Lagos, a produção de orgânicos vem crescendo e conquistando cada vez mais os agricultores. Para conseguir a certificação orgânica, eles contam com o auxílio dos técnicos da Emater-Rio e de consultores da Abio (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro). O trabalho ganhou força há cerca de três anos, com o incentivo do Programa Rio Rural, mas segundo os próprios técnicos, já vem sendo realizado há quase 15 anos.

No final de 2016, mais um grupo de produtores rurais obteve a certificação orgânica, que garante a origem da produção, além de criar novas oportunidades de venda. Com a certificação é possível, por exemplo, participar de editais públicos de programas de aquisição de alimentos, como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

O Brasil está se consolidando como um grande produtor e exportador de alimentos orgânicos, com mais de 15 mil propriedades certificadas e em processo de transição – sendo 75% pertencentes a agricultores familiares.