A Prefeitura de Saquarema iniciou hoje, 1º de maio, as comemorações do Aniversário dos 176 anos de Emancipação Político-Administrativa do município. Com o tema “Saquarema Resgata Suas Raízes”, o primeiro desfile cívico foi realizado no 3º distrito. Depois de muitos anos, Saquarema resgata essa tradição, valorizando a população de Sampaio Correia, onde há memória da antiga usina Santa Luiza, quando Saquarema foi por muitos anos, um dos maiores municípios produtores de açúcar da região.

Entre as bandas, participaram do desfile, a Banda dos Desbravadores “Montes Mares”, Banda COMMAC – Corporação Musical Mestre Macuco, de Maricá. A Banda do Centro Municipal de Educação Padre Manoel. A Banda da Escola Municipal Menaldo Carlos Magalhães, Banda da Escola Municipal Elcira de Oliveira Coutinho. A Banda do Colégio Oscar de Macêdo Soares e a Banda da Escola Municipal Clotilde de Oliveira Rodrigues.

Entre as escolas,desfilaram: Jardim Escola Aquarela. Centro Educacional Nicodemos Ferreira, a Creche Municiapal Maria Catharino Gonçalves, Escola Municipal Maria Luiza de Amorim Mendonça, E. M. João Laureano, E. M. Sebastião Manoel dos Reis, E. M. Carlos Vanderson, E. M. Ismênia, E.M. Amália da Costa Melo, E.M. Clotilde de Oliveira Rodrigues.

Além das autoridades municiais, o desfile teve a participação de escolas da rede municipal com bandas e desfiles com subtemas que destacavam, por exemplo, a agricultura familiar e belezas naturais.

Desfilaram ainda, a tropa da 4ª Cia do 25º Batalhão, que conta com efetivo de 85 policiais. A Guarda Civil Municipal, com efetivo de 85 guardas, 30 agentes de trânsito e mais 4 guardas ambientais. E o pelotão do Salvamar, com efetivo de 62 homens na ativa.

Das outras apresentações, tivemos: Pelotão da Cultura, Apresentação do Coral, Representantes das Oficinas, Pelotão dos Universitários e o Pelotão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Fotos: Flavio Delazari

Confira o link abaixo, com a galeria completa de fotos do desfile.

GALERIA DE FOTOS