A equipe de Defesa Civil do município de Saquarema participa do curso de Análise de Risco Geológico em Ações de Proteção e Defesa Civil, realizado em Maricá, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil – CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), na Escola Municipal de Administração de Maricá (Emar). A capacitação acontece até amanhã (12) e reúne mais de 70 profissionais de diversas regiões do país.

Há oito anos, a Companhia, que é vinculada ao Ministério de Minas e Energia, atua no mapeamento de áreas de risco e no trabalho para prevenção de acidentes. A capacitação aborda importantes temas relacionados aos desastres naturais, riscos em eventos geológicos e suscetibilidade, buscando melhorias dos sistemas de avaliação, mapeamento de riscos, previsão, alerta e planejamento urbano. Atualmente, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, do Serviço Geológico Nacional, realiza o mapeamento de mais de 1.680 municípios em todo o país.

O curso de capacitação é fundamental para que o profissional se atualize em relação aos novos métodos de mapeamento, prevenção e análise de risco em construções e encostas. No curso, são apresentados o programa de prevenção e erradicação de riscos em assentamentos precários, introdução ao gerenciamento de áreas de risco geológico, identificação, análise e mapeamento de alagamentos e inundações, apresentação de ações municipais e de outros órgãos.