A equipe de Defesa Civil do município de Saquarema participa do curso de Análise de Risco Geológico em Ações de Proteção e Defesa Civil, realizado em Maricá, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil – CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), na Escola Municipal de Administração de Maricá (Emar). A capacitação acontece até amanhã (12) e reúne mais de 70 profissionais de diversas regiões do país.

Há oito anos, a Companhia, que é vinculada ao Ministério de Minas e Energia, atua no mapeamento de áreas de risco e no trabalho para prevenção de acidentes. A capacitação aborda importantes temas relacionados aos desastres naturais, riscos em eventos geológicos e suscetibilidade, buscando melhorias dos sistemas de avaliação, mapeamento de riscos, previsão, alerta e planejamento urbano. Atualmente, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, do Serviço Geológico Nacional, realiza o mapeamento de mais de 1.680 municípios em todo o país.

O curso de capacitação é fundamental para que o profissional se atualize em relação aos novos métodos de mapeamento, prevenção e análise de risco em construções e encostas. No curso, são apresentados o programa de prevenção e erradicação de riscos em assentamentos precários, introdução ao gerenciamento de áreas de risco geológico, identificação, análise e mapeamento de alagamentos e inundações, apresentação de ações municipais e de outros órgãos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support