Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, realizou um curso com o tema “Ferrageamento –  Saúde e Performance”. Voltado para as pessoas que trabalham com cavalos, as aulas foram ministradas em dois locais no distrito de Sampaio Corrêa.

O curso foi oferecido em parceria com a ACCMMERJ (Associação de Criadores Cavalo Mangalarga Marchador do Estado do Rio de Janeiro). O mesmo foi ministrado pelo técnico de Podologia Vinicius Fallante, da VF Consultoria Ferrageamento e pelo Médico Veterinário Dr. Kaio Luiz Ferreira.

O casco é uma das estruturas mais importantes do cavalo. Naturalmente, o animal desgasta-o procurando comida e andando por diferentes ambientes. Para cavalos esportivos ou usados para trabalho, o desgaste é muito maior e é necessária uma intervenção humana para que os cascos sejam corrigidos e se mantenham íntegros.

O ferrageamento consiste na a aplicação de uma lâmina de ferro, alumínio ou aço presa por meio de cravos, na parte inferior do casco do animal, com o objetivo de proteger, curar ou corrigir o aprumo do pé.

“Este é o primeiro curso que estamos oferecendo aqui na Secretaria de Agricultura. Sabemos da importância de capacitar cada vez mais o homem e a mulher do campo para cuidarem melhor de seus animais e plantações. Com novas técnicas, o produtor ou criador terá mais renda do seu sítio ou fazenda”, destacou o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Wellington Magalhães de Matos.

Nos próximos meses, a Secretaria de Agricultura oferecerá outros cursos voltados aos produtores rurais e criadores de Saquarema. Para mais informações, a secretaria disponibiliza o e-mail agricultura@saquarema.rj.gov.br