Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, realizou um curso com o tema “Ferrageamento –  Saúde e Performance”. Voltado para as pessoas que trabalham com cavalos, as aulas foram ministradas em dois locais no distrito de Sampaio Corrêa.

O curso foi oferecido em parceria com a ACCMMERJ (Associação de Criadores Cavalo Mangalarga Marchador do Estado do Rio de Janeiro). O mesmo foi ministrado pelo técnico de Podologia Vinicius Fallante, da VF Consultoria Ferrageamento e pelo Médico Veterinário Dr. Kaio Luiz Ferreira.

O casco é uma das estruturas mais importantes do cavalo. Naturalmente, o animal desgasta-o procurando comida e andando por diferentes ambientes. Para cavalos esportivos ou usados para trabalho, o desgaste é muito maior e é necessária uma intervenção humana para que os cascos sejam corrigidos e se mantenham íntegros.

O ferrageamento consiste na a aplicação de uma lâmina de ferro, alumínio ou aço presa por meio de cravos, na parte inferior do casco do animal, com o objetivo de proteger, curar ou corrigir o aprumo do pé.

“Este é o primeiro curso que estamos oferecendo aqui na Secretaria de Agricultura. Sabemos da importância de capacitar cada vez mais o homem e a mulher do campo para cuidarem melhor de seus animais e plantações. Com novas técnicas, o produtor ou criador terá mais renda do seu sítio ou fazenda”, destacou o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Wellington Magalhães de Matos.

Nos próximos meses, a Secretaria de Agricultura oferecerá outros cursos voltados aos produtores rurais e criadores de Saquarema. Para mais informações, a secretaria disponibiliza o e-mail agricultura@saquarema.rj.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support