No último sábado, 21 de outubro, o Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil encerrou a etapa final do Challenger Series 2023 com um estrondoso sucesso. O evento, que ocorreu na Praia de Itaúna quebrou recordes de público para uma etapa desta divisão e deixou sua marca no cenário do surfe internacional.

Após o notável sucesso do Vivo Rio Pro 2023, a etapa brasileira da World Surf League (WSL) que movimentou mais de R$ 97 milhões, o Corona Saquarema Pro provou ser mais um destaque no calendário de surfe. A competição trouxe um público recorde que vivenciou a combinação entre competição e entretenimento, com atividades para toda a família. Uma das atrações mais marcantes do evento foi a “Onda do Bem Outubro Rosa”, uma bateria especial que reuniu diversas personalidades do esporte em prol da prevenção e do tratamento do câncer de mama. Essa iniciativa foi realizada em parceria com a Prefeitura de Saquarema e o Incavoluntário, o braço social do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A WSL Latin America surpreendeu novamente, oferecendo troféus especiais inspirados em Toy Art para os finalistas do Corona Saquarema Pro. Esses troféus foram produzidos pela PB Arts, com peças esculpidas em resina oca sobre uma base de madeira. Uma entrada triunfal dos troféus ocorreu com a chegada de um paraquedista, que entregou as premiações à prefeita Manoela Peres. Além disso, os finalistas tiveram uma apresentação especial na passarela da arena do evento, antes de disputarem os títulos.

Na categoria feminina, uma grande surpresa foi a canadense de apenas 16 anos, Erin Brooks, que participou do Challenger Series pela primeira vez. Brooks se destacou ao derrotar Nádia Erostarbe, do País Basco, nas semifinais, assegurando a última vaga no CT 2024 para a australiana Isabella Nichols. No masculino, Samuel Pupo conquistou o título da etapa de Saquarema, encerrando o Challenger Series na temporada 2023 com chave de ouro.

O Challenger Series classificou 10 homens e 5 mulheres para o CT 2024. Destas vagas, 12 foram confirmadas em Saquarema. No ranking feminino, Índia Robinson (AUS) ficou em primeiro lugar, seguida por Sally Fitzgibbons (AUS), Sawyer Lindblad (EUA), Alyssa Spencer (EUA) e Isabella Nichols (AUS). No masculino, o líder foi Cole Houshmand (EUA), seguido por Samuel Pupo (BRA), Jacob Willcox (AUS), Crosby Colapinto (EUA), Eli Hanneman (HAV), Imaikalani deVault (HAV), Frederico Morais (PRT), Jake Marshall (EUA), Kade Matson (AUS) e Deivid Silva (BRA).

O Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil foi mais um evento realizado pela WSL Latin America com grande sucesso na Praia de Itaúna, contando com os patrocínios da Corona, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Saquarema, Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Vivo, Natura Kaiak, Yeti e TikTok. A etapa final do Challenger Series foi transmitida ao vivo de Saquarema pelo Sportv e pelo WorldSurfLeague.com e Aplicativo e Canal da WSL no YouTube.