A Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema realizará mais uma edição da Campanha de Vacinação Antirrábica no município. Neste ano, a campanha será realizada em três etapas diferentes em diversos postos do município.

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de 3 meses de idade. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas, pois o estresse pode ocasionar o aborto. Além disso, não devem ser vacinados animais prostrados ou com diarreia, fêmeas em período de cio, animais com infestação de carrapatos ou pulgas e sarna. Pets que estejam tomando antibiótico ou fazendo uso de corticoides também não poderão ser vacinados.

A vacina deverá ser aplicada na região lombar, subcutânea, na dosagem de 1 ml por animal. Cachorros e gatos  levados por crianças não serão vacinados. Além disso, não é recomendado que idosos levem seus pets para vacinar, salvo em casos específicos (o idoso é o único tutor do animal).

Se o animal estiver muito estressado, recomenda-se não efetuar a vacinação. Os profissionais que estarão aplicando a vacina irão orientar o proprietário a procurar um médico veterinário para imunizar o animal.

Caso alguma pessoa venha a se acidentar (mordidas ou arranhaduras), a mesma deverá ser encaminhada à Subsecretaria de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, onde será atendida e avaliada pelo corpo clínico e, sendo necessário, fará encaminhado ao hospital municipal e direcionado para seguir com os protocolos de pós-exposição.

Para o ano de 2020, por conta da pandemia do Coronavírus, algumas mudanças foram realizadas e protocolos deverão ser seguidos por todos. Para evitar a disseminação da Covid-19, os tutores dos animais devem OBRIGATORIAMENTE utilizar máscaras faciais e respeitar o distanciamento social de 1,5 metro. Os agentes de saúde e vacinadores estarão usando todos os EPI’s necessários ao desenvolvimento da atividade.

Cada equipe de posto contará com vacinadores, colaboradores e escribas, todos utilizando máscara facial, e que estarão acolhendo as pessoas, verificando o uso de máscaras e evitando aglomerações. Serão fixados cartazes para comunicação à população sobre as medidas de prevenção da Covid-19 (etiqueta respiratória), sinais e sintomas e outras informações relevantes. Além disso, estarão disponíveis locais para higienização das mãos com álcool em gel 70%.

A raiva é uma doença incurável e fatal em 100% dos casos, que pode acometer qualquer animal mamífero, incluindo o ser humano. A vacina é a única prevenção para essa enfermidade, portanto, para evitar esse problema, não deixe de vacinar o seu pet.

Para saber os postos de vacinação que efetuarão a campanha, bem como os dias de imunização nos bairros, confira a imagem abaixo:

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support