A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, vai intensificar as ações de fiscalização contra descumprimentos aos decretos em vigor que visam o enfrentamento ao Novo Coronavírus. As operações já começam nesta semana e a decisão foi tomada para se manter a atual bandeira amarela de flexibilização no município.

Desta forma, todos os acessos às praias da Vila, Itaúna e Barrinha serão fechados. Estas praias são as mais movimentadas da cidade, bastante procuradas por moradores e turistas. Além do fechamento dos acessos, será proibido o estacionamento de veículos nas proximidades das praias e na Avenida Oceânica. Equipes de guardas civis estarão atuando diariamente para coibir o estacionamento irregular.

Outra medida adotada é o retorno das barreiras sanitárias no município. Com estruturas maiores e mais organizadas, equipes da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública estarão nos principais acessos da cidade, coibindo a chegada de veículos pertencentes a pessoas que não são moradoras da cidade. Pessoas sem autorização não poderão ter acesso à cidade.

Além das praias e dos acessos, outro ponto que terá a fiscalização endurecida é o comércio, principalmente bares, lanchonetes e restaurantes. De acordo com o Decreto 2020, publicado em 14 de junho, estes tipos de estabelecimentos poderão funcionar da seguinte forma:

– Caso seja lanchonete: com 50% da capacidade, das 08 às 22 horas, sendo recomendada a instalação de correntes para evitar a entrada de clientes de maneira descontrolada. As mesas também deverão ser montadas/instaladas com espaços de dois metros entre elas;

– Caso sejam bares: estes devem funcionar com apenas meia porta aberta, operando com sistema de entrega direta ou drive thru, sem permanência do consumidor e sem a instalação de mesas e cadeiras;

– Caso sejam restaurantes: com 50% da capacidade, com mesas e cadeiras que também deverão ser montadas/instaladas com espaços de dois metros entre elas. Não é permitida a utilização de música ao vivo ou qualquer outro evento dançante, devendo o consumidor permanecer no local apenas para o consumo da refeição.

As equipes de Fiscalização de Posturas e da Guarda Civil Municipal, em parceria com o PROEIS e a Polícia Militar, atuarão de forma mais incisiva e diária nestes casos, fazendo-se cumprir os decretos por parte do comércio e, também, da população, que deve continuar utilizando as máscaras diariamente, sempre que precisar andar pelas ruas da cidade.

O objetivo da Secretaria de Segurança de Saquarema é reduzir as aglomerações no município, como as vistas nos últimos finais de semana. Com dias quentes, secos e com altas temperaturas, as praias da cidade ficaram lotadas nos fins de semana. Vale ressaltar que a praia ainda não está liberada para banho, de acordo com os decretos em vigor.

Para denúncias sobre descumprimento aos decretos de enfrentamento ao Covid-19, a população pode entrar em contato pelo telefone (22) 99600-8948. O número funciona para ligações e também recebe mensagens via aplicativo WhatsApp.