A Defesa Civil de Saquarema comunica que, por conta das fortes chuvas que atingiram o Estado do Rio de Janeiro desde a noite de segunda-feira, o município encontra-se em Estágio de Alerta, tendo registrado em 24 horas o acumulado de 242 milímetros. Esta medida acumulada é muito superior à média para todo o mês de setembro, que é 200 milímetros.

Por conta disso, algumas orientações são extremamente importantes para garantir a segurança e a prevenção aos acidentes e desastres:

– Identifique fragilidades na estrutura da residência;

– Em caso de vendaval ou granizo, procure um abrigo seguro e evite coberturas metálicas frágeis. Além disso, não fique abaixo ou próximo de árvores;

– Não pare (nem estacione veículos) debaixo de torres de transmissão elétrica;

– Não suba em telhados. Os reparos devem ser feitos por profissionais especializados e com equipamentos adequados para evitar quedas;

– Evite contato com a água de inundação, pois o risco de contaminação é grande;

– Evite atravessar locais alagados de carro ou a pé, pois há risco de ser arrastado por correnteza ou de cair em bueiros ou buracos formados pela erosão.

– Feche bem janelas e portas, evitando canalização de ventos no interior de sua residência;

– Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro da água e do gás;

– Se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos;

– Evite o deslocamento para regiões afetadas;

– Se morar em área de risco, abandone o local com antecedência;

– Separe os documentos importantes e embale-os em sacos plásticos;

– Ao sair, desligue a chave geral de eletricidade, água ou gás;

– Se ficar isolado em local inseguro chame imediatamente o Corpo de Bombeiros

Há previsão de chuvas para as próximas horas. Como já houve um período prolongado com grande quantidade de chuva, o solo está saturado podendo ocorrer deslizamento de terra ou mais alagamentos.

A Defesa Civil de Saquarema, juntamente com a Secretaria de Transporte e serviços Públicos, está com todas as equipes nas ruas, em atendimento às demandas. A Defesa Civil também emite alertas de prevenção via celular por meio de SMS. Para se cadastrar, basta o morador enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Em caso de emergência e desastres, a população pode ligar para a Defesa Civil nos telefones 199 e 2651-0199. Já para salvamentos e socorros, os chamados devem ser feitos para o Corpo de Bombeiros, no telefone 193.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support