A Defesa Civil de Saquarema comunica que, por conta das fortes chuvas que atingiram o Estado do Rio de Janeiro desde a noite de segunda-feira, o município encontra-se em Estágio de Alerta, tendo registrado em 24 horas o acumulado de 242 milímetros. Esta medida acumulada é muito superior à média para todo o mês de setembro, que é 200 milímetros.

Por conta disso, algumas orientações são extremamente importantes para garantir a segurança e a prevenção aos acidentes e desastres:

– Identifique fragilidades na estrutura da residência;

– Em caso de vendaval ou granizo, procure um abrigo seguro e evite coberturas metálicas frágeis. Além disso, não fique abaixo ou próximo de árvores;

– Não pare (nem estacione veículos) debaixo de torres de transmissão elétrica;

– Não suba em telhados. Os reparos devem ser feitos por profissionais especializados e com equipamentos adequados para evitar quedas;

– Evite contato com a água de inundação, pois o risco de contaminação é grande;

– Evite atravessar locais alagados de carro ou a pé, pois há risco de ser arrastado por correnteza ou de cair em bueiros ou buracos formados pela erosão.

– Feche bem janelas e portas, evitando canalização de ventos no interior de sua residência;

– Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro da água e do gás;

– Se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos;

– Evite o deslocamento para regiões afetadas;

– Se morar em área de risco, abandone o local com antecedência;

– Separe os documentos importantes e embale-os em sacos plásticos;

– Ao sair, desligue a chave geral de eletricidade, água ou gás;

– Se ficar isolado em local inseguro chame imediatamente o Corpo de Bombeiros

Há previsão de chuvas para as próximas horas. Como já houve um período prolongado com grande quantidade de chuva, o solo está saturado podendo ocorrer deslizamento de terra ou mais alagamentos.

A Defesa Civil de Saquarema, juntamente com a Secretaria de Transporte e serviços Públicos, está com todas as equipes nas ruas, em atendimento às demandas. A Defesa Civil também emite alertas de prevenção via celular por meio de SMS. Para se cadastrar, basta o morador enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Em caso de emergência e desastres, a população pode ligar para a Defesa Civil nos telefones 199 e 2651-0199. Já para salvamentos e socorros, os chamados devem ser feitos para o Corpo de Bombeiros, no telefone 193.