Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (15) pelo IBGE mostra que Saquarema figura no top 10 das cidades que mais ampliaram sua participação na economia brasileira. O instituto mediu o Produto Interno Bruto (PIB) nacional, que é a soma dos bens e serviços produzidos no país, com base nos dados econômicos de 2020 e 2021. Saquarema registrou uma alta de 0,3 ponto percentual, avançando para 0,47% do PIB, enquanto capitais como São Paulo e Rio de Janeiro perderam peso.

“O que o IBGE mostra é a constatação do resultado do trabalho que temos desenvolvido em Saquarema nos últimos anos e, por isso, recebo essa notícia com grande alegria e satisfação. É um reconhecimento do que estamos construindo e das melhorias que já conquistamos com uma gestão responsável e atenta às necessidades da população”, celebrou a prefeita Manoela Peres.

No ranking, Saquarema fica atrás apenas de Maricá, impulsionada pelo setor de óleo e gás. Completam a lista das dez cidades com maior peso no PIB nacional Niterói (RJ), Sebastião (SP), Campos dos Goytacazes (RJ), Itajaí (SC), Canaã dos Carajás (PA), Serra (ES), Itabira (MG) e Nova Lima (MG).

A pesquisa do IBGE mostra que municípios da capital estão perdendo peso no PIB brasileiro ao longo do tempo, enquanto as cidades de médio porte têm ampliado sua participação, o que aponta para um movimento de desconcentração econômica.

Em 2002, as capitais eram 36% do PIB do país. Em contrapartida, os municípios não capitais representavam 63,9%. Em 2020, a proporção ficou em 29,07% e 70,3%, respectivamente. Com os dados de 2021, as capitais registraram a menor participação na série, com 27,6%.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support