A Prefeitura de Saquarema inaugurou, nesta segunda-feira, 01, a maior escola do Município! O novo Colégio Gustavo Campos da Silveira foi entregue em uma cerimônia concorrida, cheia de emoção e com muitas novidades para a população.

A nova escola conta com 19 salas de aula, 4 salas multiuso, refeitório, quadra poliesportiva, sala multissensorial, sala de banda, laboratórios de matemática, informática, sala de atendimento médico, espaços administrativos, biblioteca e muito mais. São mais de 5 mil metros quadrados de área construída com capacidade de atender mil alunos da Educação Infantil ao 9° Ano do Ensino Fundamental.

“Há 32 anos, inauguramos o antigo colégio, ali no início do Campo de Aviação. Hoje, estamos aqui, celebrando esta grande conquista para a população do 1° Distrito. O novo Gustavo Campos é um salto de qualidade e infraestrutura na Educação da nossa cidade”, comemorou o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, Antonio Peres Alves.

“Aqui, no novo Gustavo, os alunos terão ensino de qualidade em um ambiente especialmente pensado para o desenvolvimento e a educação das nossas crianças. Cada cantinho dessa escola é especial e, tenho certeza de que nossos professores desempenharão um excelente trabalho para que a escola continue sendo destaque no IDEB em todo o Estado do Rio de Janeiro”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Sala Multissensorial

No Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, o novo Colégio Municipal Gustavo Campos da Silveira conta com uma novidade na estrutura física da unidade: a Sala Multissensorial. O espaço foi criado a partir dos trabalhos do GT de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade, que reúne funcionários de diversas secretarias da Administração Municipal.

A Sala Multissensorial tem como objetivo ampliar a inclusão e facilitar a experiência de pessoas neurodivergentes. O espaço foi projetado para ampliar a inclusão e facilitar a experiência destas pessoas durante o período em que estão na escola. A sala possui iluminação especial, painéis de atividades e mobiliário projetado para proporcionar conforto e tranquilidade.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de desenvolvimento neurológico, definida por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos ou interesses repetitivos ou restritos. Embora os sintomas configurem o núcleo do transtorno, a gravidade e a apresentação em cada indivíduo é variável, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O transtorno é permanente, sem possibilidade de cura, mas o diagnóstico e a intervenção precoces contribuem para alterar o prognóstico, suavizar os sintomas e ampliar a qualidade de vida. A causa do transtorno do espectro do autismo permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que a origem seja relacionada à uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

“A Sala Multissensorial do Gustavo Campos foi pensada para atender nossos alunos com TEA. Atualmente, temos uma grande parcela de estudantes diagnosticados com o transtorno em nossa rede municipal de Educação. O espaço servirá para que esses alunos tenham um atendimento especial nos momentos em que saem do foco ou desregulam. É um local onde eles poderão se acalmar e voltar às atividades escolares”, informou a Subsecretária Municipal de Inclusão Educacional, Helen Silvia Ribeiro.

Integrada à Sala Multissensorial, fica a Sala do Sossego, local mais reservado e cuidadosamente planejado para servir como refúgio para crianças neurotípicas, que podem ficar incomodadas com excesso de estímulos.

Atualmente, todas as escolas da Rede Municipal de Educação contam com Salas Multiuso, onde a Subsecretaria Municipal de Inclusão Educacional promove ações para os alunos neurotípicos. Esses espaços estão passando por adequação para a instalação de Salas Multissensoriais, que seguirão o modelo da unidade criada no novo Gustavo Campos da Silveira. As novas escolas que estão sendo construídas já possuem a estrutura no projeto da obra.