A Prefeitura de Saquarema, através da Clínica da Mulher, realiza oficinas com grupo aberto para todas as gestantes do município. Ontem (28), aconteceu a oficina ministrada pela Ana Beatriz Louzada, com café da manhã, trazendo o tema “Modificações físicas e psicológicas na gestação”. Na parte da tarde, foi feita a exibição do Documentário “Parir é Natural”, seguido de debate. Após a participação na oficina, as gestantes ganharam de brinde um chá calmante, para evitar ansiedade.
Foto: Flávio Delazari​
A saúde da mulher tem sido um campo de grande preocupação e discussões ao longo de várias décadas. A gravidez é um período que traz para a mulher muitas fragilidades, dúvidas e medos. Independente do número de filhos que a mulher tenha, cada gestação é única e traz preocupações específicas que podem refletir no trabalho de parto e na integração do novo membro ao seio familiar. Acompanhar uma mulher com um olhar e uma escuta que possam agir nas entrelinhas desta gestação, buscando amenizar estas aflições, pode representar um trabalho de parto mais breve, menos ansioso e, em consequência, menos doloroso física e psiquicamente. As oficinas têm como objetivo abranger algumas das maiores necessidades das gestantes.
É importante acolher mulheres, com o objetivo de esclarecer a fisiologia deste período, bem como, as questões emocionais, fornecer conhecimento sobre o período gestacional, parto e pós-parto. As oficinas gratuitas acontecem até o final de Agosto e possuem suas atividades abertas para todas as gestantes do município.
Desde sua inauguração, em maio, a Clínica da Mulher  já atendeu 2712 mulheres do município, realizando exames de Preventivo, Consulta Pré-Natal Nutrição, Ginecologia, Dermatologia, Ultrassonografia, Mamografia, Atendimento Psicossocial, Odontologia e Vacina. O endereço é Avenida Saquarema, 3557, no Porto da Roça e o atendimento é de 7h às 17h, de segunda à sexta.
Confira abaixo as próximas Oficinas com Temas e Datas:
05/07 
9h: Direitos da Gestante
13h: Parto e Tecnologias
12/07 
9h: Amamentação
13h: Cuidados com o Recém Nascido
19/07 
9h: Vínculo
13h: Grupo de Nutrição
26/07 
9h: Gênero e Sexualidade
02/08
9h: Trabalho de Parto
9/08
9h:  Parto e Tecnologias
16/08
9h: Cuidados com o Recém Nascido
23/08
9h: Grupo de Nutrição
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support