O início do mês de abril marca uma data importante para o município de Saquarema. Inaugurado no dia 04 de abril de 2019, o Centro Municipal de Reabilitação Professora Dilma Coutinho completou dois anos de existência, prestando importantes serviços para a população saquaremense.

O Centro Municipal de Reabilitação é um espaço voltado para o atendimento à pessoa com deficiência física ou intelectual. O espaço foi criado para auxiliar no cuidado e na habilitação/reabilitação. Para isso, são preparados (considerando as principais necessidades e especificidades de cada usuário) um conjunto de medidas, ações e serviços para desenvolver ou ampliar a capacidade funcional e desempenho, com o objetivo de desenvolver potencialidades, habilidades e aptidões, que contribuam para a conquista da autonomia e participação social em igualdade de condições e oportunidades.

Uma equipe profissional multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, dentre outros, realiza os atendimentos em espaços com estrutura adaptada e acessível, ambientes seguros, aconchegantes, práticos e funcionais, com equipamentos novos e modernos, garantindo eficiência e qualidade no tratamento e desenvolvimento dos usuários.

“Tenho visto diariamente como esse local muda a vida das pessoas e suas famílias. Estamos oferecendo aqui, de forma completamente gratuita, atendimentos e terapias que são de extrema importância para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças que possuem algum tipo de deficiência. Esse equipamento não é somente de saúde, como também de cuidado, respeito, atenção e carinho”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Mesmo durante a pandemia, alguns serviços foram mantidos observando todos os procedimentos e determinações das autoridades de saúde e sanitárias. Para isso, foi necessário reduzir o atendimento da unidade, espaçando o intervalo entre as consultas e terapias, de forma a continuar atendendo aos pacientes sem prejuízo aos tratamentos. “A pandemia nos trouxe um grande desafio. Muitos dos tratamentos precisam do toque entre o profissional e o paciente. Fizemos adaptações para que todos os profissionais tenham segurança no desempenhar das funções e, os pacientes, ao receber o tratamento” afirmou a coordenadora do Centro de Reabilitação, Betúvia Filgueira.

O Centro Municipal de Reabilitação está localizado na Travessa do Ingá, 79, bairro Gravatá. O Centro é considerado do tipo II, segundo o Ministério da Saúde, já que possui especialidades de serviços de reabilitação para deficientes físicos e intelectuais.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support