Em celebração ao mês da Consciência Negra, entre os dias 17 e 25 de novembro a exposição fotográfica “Negros na História: Um Olhar Decolonial” estará em exibição na Casa de Cultura Walmir Ayala e na Câmara Municipal de Saquarema.

Realizado pela Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, a dupla exposição visa apresentar ao público duas perspectivas: a primeira, em exibição na Casa de Cultura, busca mostrar grandes personalidades negras diante de uma longa batalha. O objetivo da exposição é de apresentar ao público os heróis que foram silenciados e apagados pela história e poder recontar de forma mais ampla e plural o protagonismo negro.

Os protagonistas desta exposição são ativistas, intelectuais, líderes religiosos, cientistas entre out5ros. Nomes como o de Zumbi dos Palmares – símbolo de resistência e que ficou conhecido por ter liderado a resistência do quilombo contra os ataques portugueses por quase 20 anos, Tereza de Benguela – líder quilombola que deu visibilidade ao papel da mulher negra na história brasileira, José do Patrocínio – farmacêutico, jornalista, escritor eu ativista político; Luís Gama – advogado dos pobres e libertador dos negros escravizados; Tia Ciata – uma das responsáveis pela sedimentação do samba-carioca, Dona Ivone Lara – uma das primeiras a se formarem em um curso superior no país e a primeira mulher na ala de compositores de uma Escola de Samba, dentre tantos outros heróis esquecidos.

A segunda perspectiva, exposta na Câmara pretende retratar pessoas negras, cidadãos comuns que vivem em Saquarema e que vêm ajudando a construir a história e a memória do município. Pessoas com múltiplos anseios e expectativas . Assim como as grandes personalidades negras da nossa história, lutando e se superando  a cada dia.

Ao todo, a exposição contará com 60 fotos. Aberto ao público e com entrada gratuita, as duas exposições podem ser vistas de segunda a sexta, das 10h às 17h, e no sábado e domingo, das 11h às 16h.

A Casa de Cultura Walmir Ayala fica na Rua Coronel Madureira, 77, no Centro. E a Câmara Municipal de Saquarema fica na Rua Coronel Madureira n.º 88, Centro.