A Prefeitura de Saquarema, em parceria com o SEBRAE, realizou nesta sexta-feira, dia 26/10, a primeira Capacitação para Empreendedores do município.  A ação contou com a participação de mais de 100 empresários de Saquarema que demonstraram interesse de se tornarem fornecedores de produtos e serviços do Poder Público Municipal.

Organizado pelo SEBRAE por meio do programa Cidades Empreendedoras, a ação foi um dos pré-requisitos do NEO (Núcleo Executivo Operacional) de Compras. A ideia é fazer com que os MEI, Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e demais empreendedores do município estejam aptos a concorrer em licitações do governo. Entre os temas abordados, estão esclarecimentos sobre documentação e legislação; cadastramento do fornecedor; modalidades de licitação; orientações e benefícios aos microempreendedores Individuais e outras categorias.

“Tivemos uma grande receptividade de nossos empreendedores. Capacitando-os, fazemos com que eles estejam preparados para vencerem licitações aqui na Prefeitura. Isso significa que o dinheiro circulará na cidade, gerando mais emprego, renda e qualidade de vida para a população”, afirmou o Secretário Municipal de Administração, Receita e Tributação, Hailson Ramalho.

Com inscrições gratuitas e abertas por meio do site oficial da Prefeitura, a Capacitação realizada no teatro Mário Lago bateu recorde de público: “Nunca tivemos uma capacitação com presença tão grande de empresários e empreendedores. Posso dizer que Saquarema bateu recordes com esta reunião de hoje”, destacou Ronald Silveira, Analista e Gestor de Projetos do Sebrae.

Idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) por meio de um game entre os municípios envolvidos, o Programa ‘Cidades Empreendedoras’ atua em seis eixos: compras governamentais; implantação da Sala do Empreendedor; integração total do município à REDESIMPLES; criação e fortalecimento do Agente de Desenvolvimento; empreendedorismo nas escolas e harmonização das legislações municipais no âmbito dos negócios.

O objetivo do Programa é institucionalizar políticas públicas de desenvolvimento para os pequenos negócios, por meio da efetivação de um Plano Municipal de Desenvolvimento, visando o fortalecimento do ambiente de negócios em Saquarema e engajando a gestão municipal na promoção de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas.