Prefeitura de Saquarema, por meio da Subsecretaria Municipal de Cultura e em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ/TurisRio),  realizará nesta terça-feira, dia 03/07, a entrega da Carteira Nacional do Artesão. A ação, que acontecerá no Teatro Municipal Mário Lago, faz parte do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo reconhecer o artesanato como atividade econômica geradora de desenvolvimento regional, com todo o seu foco voltado para a prática de ações que visam o empreendedorismo.

A Carteira Nacional do Artesão é emitida gratuitamente seguindo as orientações constantes na Base Conceitual do Artesanato Brasileiro. O seu uso é obrigatório em todos os eventos de divulgação, promoção e comercialização do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB. Ela propicia benefícios como: Participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; Participação em oficinas e cursos de artesanato ofertados pelo PAB; Funciona como identificação nacional do trabalhador; e, traz facilidades para obter crédito e para realizar oficinas e cursos na área.

A entrega das carteiras será realizada para os artesãos saquaremenses que se inscreveram no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro a partir do ano de 2015.

Já os artesãos que desejam obter a carteira e ainda não se cadastraram no Programa, a equipe da SeTeur/TurisRio estará cadastrando os profissionais após a cerimônia de entrega das carteiras. Para isso, alguns pré-requisitos deverão ser observados:

• O artesão deverá levar uma foto 3×4 e as cópias recentes do comprovante de residência, CPF e RG.
  • Deverá ainda apresentar produtos finalizados com até três técnicas diferentes e um inacabado para a finalização no ato do cadastro, para comprovação técnica.

O artesão que se inscreveu antes de 2015 precisará atualizar os dados, levando a documentação acima solicitada.

As vagas são limitadas, com distribuição de senhas a partir das 09hs, por ordem de chegada.