Entre os dias 10 e 14 de outubro, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma importante ação de saúde na Praça do Bem Estar, no Centro.
Com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde foram realizados mais de 600 exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia para pacientes do município.
A iniciativa  foi realizada por meio do Mamógrafo Móvel, uma unidade equipada com tecnologia de ponta e  com uma equipe altamente qualificada. O Mamógrafo Móvel trouxe facilidade e agilidade para a realização dos exames que são de vital importância na prevenção e no diagnóstico de doenças como o câncer.
Durante os cinco dias foram realizados 240 exames de ultrassonografias e 400 exames de mamografia.
A ação faz parte da campanha Outubro Rosa , que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria da Mulher irão realizar diversas ações de conscientização no município. A programação completa da campanha está disponível no site da Prefeitura.