A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório em que consta que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens no mundo todo.  Os dados são preocupantes, mas a OMS relata que, a cada 10 casos de suicídio, 9 podem ser evitados.

A conscientização é um passo fundamental para a prevenção. Nesse sentido, a Prefeitura de Saquarema, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) promoveu, nessa terça-feira (24/09), uma palestra na Estratégia Saúde da Família (ESF) de Palmital. Voltada à comunidade local, o debate envolveu vários aspectos do Setembro Amarelo, que é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio.

A palestra esclareceu, entre outras coisas, os serviços e especialidades disponíveis no município para pessoas que sofrem com transtornos mentais. Em Saquarema, casos de pessoas com crises em saúde mental, atendimento e reinserção social de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes e/ou com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas são tratados no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

A unidade do CAPS funciona em Bacaxá, na Rua Adolfo Bravo, 28 (rua do Hospital Municipal) e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas. A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Saúde Mental, oferece serviços de referência para atendimento a pessoas com sofrimento psíquico, e o objetivo é apresentar à população esses serviços.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support