Tradicional festa da padroeira chega à 396ª edição e promete reunir milhares de fiéis entre 30 de agosto e 8 de setembro com intensa agenda religiosa e cultural
A Prefeitura de Saquarema, em parceria com a Arquidiocese de Niterói e a Paróquia de Nossa Senhora de Nazareth, divulga a programação oficial do 396º Círio de Nazareth. Reconhecido oficialmente como o Círio Mais Antigo do País — celebrado desde 1630, anos antes da tradição em Belém —, o evento é uma das maiores expressões de fé e devoção do Rio de Janeiro.
Após atrair um grande público na última edição, a expectativa para este ano é de um movimento ainda maior na cidade. Fiéis, romeiros e turistas de diversas partes do país são esperados para vivenciar os dez dias de celebrações, que movimentam o turismo religioso e a economia local.
“É um motivo de imenso orgulho para todos nós sabermos que Saquarema abriga o primeiro Círio de Nazareth do Brasil. É uma tradição secular que fortalece a fé da nossa população e atrai milhares de visitantes. O turismo religioso é de suma importância para a nossa cidade, pois movimenta todo o comércio, a rede hoteleira, restaurantes e gera renda para as nossas famílias durante os dias de festa”, destaca a prefeita Lucimar Vidal.
A programação da festa da padroeira contará com celebrações litúrgicas, shows culturais, eventos esportivos e as tradicionais procissões temáticas.
30 de Agosto (Domingo) – Abertura Oficial
- 07h: Meia Maratona de Nossa Senhora de Nazareth
- 14h: Círio das Crianças
- 17h: Procissão com a Imagem Réplica Peregrina
- 18h: Novena na Matriz
- 19h: Santa Missa na Matriz
- 21h às 23h50: Apresentações do Coral Vozes da Esperança, Ministério de Dança Esperança e Concerto da Sociedade Musical Santo Antônio de Bacaxá
- 24h: Abertura Oficial com queima de fogos e Sociedade Musical Santo Antônio de Bacaxá
31 de Agosto a 03 de Setembro
- 18h30: Novena na Matriz
- 19h30: Santa Missa na Matriz
04 de Setembro (Sexta-feira)
- 18h30: Novena na Matriz
- 19h30: Santa Missa na Matriz
- 21h: Show com a Banda Missionário Shalom
05 de Setembro (Sábado)
- 08h: Ciclo Romaria (Procissão com bicicletas)
- 18h: Novena na Matriz
- 19h: Santa Missa na Matriz
- 20h30: Círio dos Jovens
- 21h: Show com Pagode da Rainha (Praça Casa da Pedra) e Show com Banda Los Maresias (Praça do antigo hotel)
06 de Setembro (Domingo)
- 07h30: Círio das Rodas (Procissão com carros e motos)
- 17h: Novena na Matriz
- 18h: Santa Missa na Matriz
- 21h: Show com Jeferson & Daniel e Banda
07 de Setembro (Segunda-feira) – Dia da Pátria
- 10h: Missa Solene pela Pátria na Matriz
- 13h: Santa Missa (Capela de São Judas Tadeu)
- 14h: Círio das Águas (Procissão Marítima)
- 15h: Passeata da Sociedade Musical Santo Antônio de Bacaxá
- 17h30: Retreta com a Sociedade Musical Santo Antônio de Bacaxá
- 18h30: Novena na Matriz
- 19h30: Santa Missa na Matriz
- 20h30: Eleição da Mesa Administrativa da Venerável Irmandade
- 21h: Show com Juceir Júnior
08 de Setembro (Terça-feira) – Dia da Padroeira (Natividade de Nossa Senhora)
- 05h: Alvorada
- 06h, 08h, 10h e 12h: Missas na Matriz
- 12h: Missa Solene em Honra da Natividade de Nossa Senhora e Solene Coroação
- 13h30: Exposição da Imagem da Milagrosa Padroeira para visitação dos fiéis
- 14h: Leilão de prendas e animais
- 17h30: Missa Campal dos Romeiros
- 20h: Solene Procissão com a Imagem da Milagrosa Padroeira de Saquarema
- 22h: Espetáculo de luzes, sons, cores e fogos de artifício



