A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um evento especial em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, reunindo usuários dos serviços de saúde mental, profissionais e a comunidade em um momento de troca, acolhimento e valorização da saúde mental.
A programação contou com um café da manhã coletivo, roda de conversas, oficinas terapêuticas, espaço da beleza, oficina de atividades físicas e apresentações de arte circense. As atividades proporcionaram momentos de integração, cuidado, convivência e expressão, fortalecendo vínculos e promovendo o bem-estar dos participantes.
A ação foi realizada de forma integrada entre o CAPS AD e o CAPS II, reforçando a importância do trabalho em rede na construção de um cuidado humanizado, acolhedor e livre de preconceitos. A iniciativa também destacou o papel fundamental dos serviços de atenção psicossocial na promoção da saúde mental e da inclusão social.
O evento teve como objetivo incentivar a autonomia, a luta por direitos, a inclusão social e dar visibilidade às pessoas em sofrimento psíquico, reafirmando o compromisso do município com os princípios da Reforma Psiquiátrica e da atenção psicossocial, pautados no respeito, na dignidade e no cuidado em liberdade.





