A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, registrou em fevereiro de 2026, dois anos de funcionamento de três creches municipais inauguradas pela administração pública. Nesse período, as unidades se consolidaram como importantes espaços de cuidado, aprendizagem e acolhimento, possibilitando o ingresso de cerca de 310 crianças na rede municipal de educação infantil.

Desde a inauguração, as creches dos bairros do Asfalto Velho (Tia Elda), Verde Vale (Maria Eduarda) e Bonsucesso (Vovô Osvaldo) têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento das crianças atendidas. Os espaços foram planejados para oferecer segurança, conforto e estrutura adequada, com salas equipadas, áreas de recreação e profissionais qualificados que acompanham diariamente as crianças, em atividades pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e social.

A Prefeita Lucimar Vidal ressaltou a importância das creches municipais para o desenvolvimento das crianças e como apoio às famílias: “A educação infantil em Saquarema promove o cuidado e a socialização desde os primeiros anos de vida, ao mesmo tempo em que garante segurança às famílias e fortalece toda a comunidade. As novas creches também proporcionam que mães e pais retornem ao mercado de trabalho, com a garantia de que as crianças estão em boas mãos. Estamos investindo forte para promover o aumento do número de vagas com a inauguração, em breve, de novas unidades”.

Mais vagas para a Educação Infantil

A inauguração das três unidades faz parte de um projeto mais amplo de expansão da rede municipal. Desde 2024, a Prefeitura já entregou 11 creches à população, nos bairros de Itaúna, Vilatur, Rio d’Areia, Serra do Mato Grosso, Jardim Ipitangas, Barra Nova e Jaconé (duas creches). Nas próximas semanas, outras duas unidades serão inauguradas, nos bairros de Bicuíba e Palmital, ampliando ainda mais a oferta de vagas.

Outras três creches estão em fase de obras e devem ser inauguradas em breve nos bairros de Alvorada, Basiléa e Barreira. O projeto prevê que, ao todo, as 15 unidades disponibilizem aproximadamente 1.500 vagas, fortalecendo o compromisso com a educação de qualidade e com o futuro das crianças do município.

Sobre as novas unidades

As creches estão instaladas em locais previamente mapeados de acordo com a demanda populacional. Construídas no sistema pré-moldado, as unidades tem um prazo de conclusão menor, com maior agilidade na obra. Cada unidade conta com quase 840 m² de área construída, cinco salas de aula, sala multiuso, lavanderia, cozinha, refeitório, banheiros, fraldário, lactário, salas administrativas, área de lazer e jardins sensoriais, seguindo o mesmo padrão arquitetônico adotado em modelos de sucesso pelo Brasil.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support