Há dois anos, em fevereiro de 2024, a Prefeitura de Saquarema dava um passo importante para modernizar a gestão pública e facilitar o cotidiano de seus moradores com a implementação do Colab. O que começou como uma estratégia para digitalizar processos tornou-se, hoje, um dos pilares de um governo mais ágil e acessível. Com 256 serviços disponíveis atualmente, o cidadão saquaremense não precisa mais se deslocar fisicamente para realizar demandas burocráticas, garantindo que o tempo da população seja respeitado.
O Colab já conta com 10.459 usuários ativos no aplicativo. Somado a isso, há um volume de acessos via web, plataforma por onde são realizadas as inscrições para cursos e oficinas, além de consultas públicas essenciais. Esses dados de navegação e as pesquisas realizadas no sistema oferecem o suporte técnico necessário para o desenvolvimento de projetos de grande escala, como o Promea e o Projeto Orla, permitindo que a prefeitura planeje a cidade com base em evidências e na escuta direta do morador.
Ao analisar o impacto desses dois anos, a prefeita Lucimar Vidal ressalta que a ferramenta transformou a governança em um processo coletivo. “O Colab em Saquarema não é apenas um aplicativo, mas uma ferramenta de cidadania e inclusão que garante ao cidadão de locais mais distantes o mesmo acesso aos serviços de quem mora no Centro. O objetivo sempre foi facilitar a vida dos moradores e, ao digitalizar serviços e abrir canais de escuta, a gestão constrói uma Saquarema mais eficiente, sustentável e conectada com as reais necessidades da população”, afirma Lucimar.
Além da facilidade administrativa, o Colab trouxe uma solução fundamental para a segurança de dados e sustentabilidade, protegendo informações na nuvem e reduzindo o impacto ambiental. Na prática, o foco nos serviços e inscrições online tem sido o grande diferencial para promover a equidade social. “Temos relatos de mães solo, que moram longe e não possuem rede de apoio, mas que hoje têm seu próprio empreendimento de beleza porque conseguiram se inscrever em cursos através da plataforma”, finaliza a prefeita. Dessa forma, as inscrições online aproximam as pessoas em situação de vulnerabilidade das oportunidades ofertadas pelo município, consolidando um modelo de gestão que coloca Saquarema na vanguarda das cidades inteligentes.


