Uma nova pesquisa apontou que a saúde financeira de Saquarema serve de exemplo para todo o país. O levantamento Ranking dos Municípios, do Centro de Liderança Pública (CLP), apontou que Saquarema é a terceira cidade menos endividada do Brasil. Os dados provam que o Município honra seus compromissos e, ao mesmo tempo, consegue investir na melhoria da qualidade de vida da população.

O levantamento do CLP, divulgado em janeiro, calculou a porcentagem da Dívida Consolidada (DC) dos municípios em relação à Receita Corrente Líquida (RCL). O dado, usado para aferir a saúde financeira de entes públicos, levou em conta a porcentagem do total das obrigações financeiras com prazo superior a um ano (DC) em relação a suas receitas líquidas, que desconta gastos com servidores e pensionistas. O levantamento do CLP levou em conta cidades do Brasil com 80 mil ou mais habitantes.

“Essa é uma conquista para Saquarema. As contas da Prefeitura de Saquarema estão em dia e isso permite que façamos transformações na cidade. Os resultados da pesquisa são uma prova de que Saquarema leva a sério a gestão dos recursos públicos”, afirmou o secretário Municipal de Planejamento, Célio Almeida.

No fim de 2025, Saquarema já havia ficado em primeiro lugar no Estado do Rio no ranking da Secretaria de Tesouro Nacional que avalia a efetividade e segurança dos registros contábeis e fiscais. Por meio dele, é possível verificar o desempenho das cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais no envio de dados para o Tesouro Nacional, permitindo maior transparência e confiabilidade em relação aos dados.

DCIM100MEDIADJI_0080.JPG

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support