Uma nova pesquisa apontou que a saúde financeira de Saquarema serve de exemplo para todo o país. O levantamento Ranking dos Municípios, do Centro de Liderança Pública (CLP), apontou que Saquarema é a terceira cidade menos endividada do Brasil. Os dados provam que o Município honra seus compromissos e, ao mesmo tempo, consegue investir na melhoria da qualidade de vida da população.
O levantamento do CLP, divulgado em janeiro, calculou a porcentagem da Dívida Consolidada (DC) dos municípios em relação à Receita Corrente Líquida (RCL). O dado, usado para aferir a saúde financeira de entes públicos, levou em conta a porcentagem do total das obrigações financeiras com prazo superior a um ano (DC) em relação a suas receitas líquidas, que desconta gastos com servidores e pensionistas. O levantamento do CLP levou em conta cidades do Brasil com 80 mil ou mais habitantes.
“Essa é uma conquista para Saquarema. As contas da Prefeitura de Saquarema estão em dia e isso permite que façamos transformações na cidade. Os resultados da pesquisa são uma prova de que Saquarema leva a sério a gestão dos recursos públicos”, afirmou o secretário Municipal de Planejamento, Célio Almeida.
No fim de 2025, Saquarema já havia ficado em primeiro lugar no Estado do Rio no ranking da Secretaria de Tesouro Nacional que avalia a efetividade e segurança dos registros contábeis e fiscais. Por meio dele, é possível verificar o desempenho das cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais no envio de dados para o Tesouro Nacional, permitindo maior transparência e confiabilidade em relação aos dados.
DCIM100MEDIADJI_0080.JPG


