Com 135 mil visitantes e mais de 180 mil livros vendidos, a 4ª edição da feira literária celebrou a diversidade cultural brasileira e incentivou a leitura entre saquaremenses

Conhecida mundialmente como o ‘Maracanã do Surf’, Saquarema trocou as pranchas pelos livros e se transformou na capital da literatura entre os dias 11 e 20 de novembro. A 4ª edição da Feira Literária Internacional de Saquarema (FLIS) encerrou suas atividades batendo recordes de vendas e de público.

Com aproximadamente 135 mil pessoas visitando a FLIS nos dez dias de evento, a feira celebrou a magia da literatura com foco na diversidade de culturas, reunindo autores negros, indígenas e de outros países. Realizado pela Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, no Campo de Aviação, a festa conquistou o público e teve como homenageada a escritora e cantora infantil Bia Bedran. Dona de 21 livros e 14 álbuns, a artista é vencedora de diversos prêmios. Entre eles está o Jabuti de 2016, na categoria Didáticos e Paradidáticos, com a obra “O Mundo dos Livros”.

Outros grandes nomes da literatura nacional e internacional também marcaram presença na FLIS 2025, incluindo Conceição Evaristo, Thalita Rebouças, Itamar Vieira Junior, Ana Paula Araújo, Eliana Alves Cruz, Bia Bedran, Eliane Potiguara, Fabrício Carpinejar e o autor angolano José Eduardo Agualusa.

“A FLIS já se tornou um dos maiores eventos culturais da nossa cidade e do Estado do Rio. Ver milhares de pessoas circulando pelos estandes, levando livros para casa, participando das atividades e descobrindo novos autores mostra que estamos no caminho certo: democratizando o acesso à leitura e fortalecendo a educação. Saquarema é, acima de tudo, uma cidade que valoriza a cultura e o conhecimento”, comemorou a prefeita Lucimar Vidal.

Assim como nas primeiras edições, os alunos da Rede Municipal de Educação (Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA) receberam vouchers (desta vez carregados com o equivalente a R$ 250) para adquirir qualquer livro nos estandes das editoras participantes do evento. Os shows também foram destaque na FLIS deste ano, com apresentações de Bia Bedran, Lenine, Toni Garrido, Leoni e Tiago Iorc, que fechou a festa com chave de ouro.

“A quarta edição da FLIS superou todas as expectativas e veio fortalecer o trabalho da educação em nosso município. A feira aproximou ainda mais os nossos estudantes da literatura e valorizou os autores. Esse sucesso reflete a força da nossa rede municipal de ensino e também a importância do envolvimento das famílias e de toda a comunidade”, complementou Patrícia da Silva Oliveira, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia de Saquarema.

Um dos pontos altos da feira foi a mesa “A educação para a diversidade nas escolas indígenas e não indígenas”, que lançou o livro Ingu Helü: De Olho Aberto. A obra, escrita na língua indígena Kuikuro, do Alto Xingu, foi debatida pelos autores Daniel Massa, Ricardo Moura e Mutuá Mehinaku, trazendo para a FLIS uma mensagem de pluralidade cultural e respeito aos povos originários.

Também foi destaque o encerramento da FLIS, que ocorreu justamente no Dia da Consciência Negra. A celebração da cultura afro-brasileira teve capoeira, samba e uma oficina de turbantes que, literalmente, fez a cabeça de muita gente. A mesa que reuniu o Instituto Pretos Novos e o escritor guineense Eliseu Banori teve um debate sobre diferentes tipos de racismo e estratégias para combater o preconceito.

Uma das últimas atrações da noite, um talk show reuniu o cantor fenômeno da internet Miguelzinho do Cavaco e o compositor Inácio Rios. Eles falaram sobre a importância do samba e fizeram a plateia se balançar ao som de clássicos de artistas como Dona Ivone Lara e Jorge Aragão.

A feira deixou um gostinho de “quero mais” e se despediu confirmando a vocação literária da cidade. Com a FLIS, a Prefeitura de Saquarema continua a escrever novos capítulos na história do município e já se prepara para fazer uma festa ainda mais emocionante em 2026.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support