A Prefeitura de Saquarema realizou na última quarta-feira, dia 19, dois importantes lançamentos de plataformas digitais que buscam o fomento econômico e o alinhamento de políticas públicas com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. Os eventos aconteceram na Pousada Espuma da Praia, em Itaúna.
O primeiro lançamento foi o da plataforma “Aqui Tem ODS”. Idealizado pela Secretaria Municipal de Governança e Sustentabilidade, como produto do Laboratório de Inovação em Sustentabilidade Aplicada, a plataforma funciona como um banco de boas práticas da gestão pública para reunir projetos que buscam o desenvolvimento local e regional com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Um dos objetivos é compartilhar experiências e o fortalecimento da cultura da sustentabilidade e da inovação no setor público.
“Mais do que um banco de projetos, a plataforma Aqui Tem ODS é um ecossistema de conhecimento e colaboração entre gestores, técnicos, servidores e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável de Saquarema e de outros municípios. A criação da plataforma é um desdobramento direto da premiação G20 Social, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, e dos Seminários Saquarema 2030, realizados pela Prefeitura com o objetivo de discutir caminhos para uma cidade mais sustentável, inovadora e preparada para os desafios do futuro. O evento reafirmou a importância do papel dos municípios na concretização dos ODS em nível local”, afirmou a Secretária Municipal de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres.
O objetivo da plataforma é valorizar e divulgar projetos de políticas públicas implementadas por municípios de todo o estado que contribuem para o alcance dos ODSs. Cada iniciativa cadastrada é mapeada, descrita e vinculada aos ODS correspondentes, permitindo uma leitura integrada das ações da gestão municipal e de como elas impactam positivamente a vida da população.
Para acessar e conhecer a plataforma, clique aqui.
Microempreendedorismo em alta
Já no turno da tarde, a Prefeitura fez o lançamento de outra plataforma virtual focada nos microempreendedores da cidade. O MEI de Saquá é uma ferramenta inovadora pensada para valorizar os microempreendedores individuais (MEI’s) da cidade, também fruto do Laboratório de Inovação em Sustentabilidade Aplicada. Mais que um site de catálogo, o MEI de Saquá é um ambiente de valorização do talento local, da criatividade e da dedicação de quem empreende em Saquarema.
Criado com o objetivo de incentivar um ambiente de negócios favorável aos microempreendedores, seja para quem quer começar, para quem está iniciando ou para quem já atua como MEI há mais tempo e deseja se fortalecer, se capacitar e atingir um maior potencial de clientes, a plataforma promove o fomento ao empreendedorismo, a valorização dos microempreendedores que muitas vezes enfrentam dificuldade em divulgar seus produtos ou serviços ou encontrar para quem vender, contribuindo para o aumento da longevidade dos pequenos negócios. Para conhecer a acessar a plataforma, clique aqui.
“Com o MEI de Saquá, a Prefeitura vai ajudar na divulgação e promoção dos microempreendedores de Saquarema, fortalecendo o eixo local de negócios, além de oferecer informações sobre produtos, serviços, contatos e canais de conexão com clientes. Vamos estimular, também, a formalização dos pequenos negócios, uma vez que a plataforma é exclusiva para MEI’s cadastrados e regularizados no município de Saquarema, criar novas oportunidades de crescimento para os MEI’s e fortalecer a economia local”, comemorou a Prefeita Lucimar Vidal.
Para poder ter os produtos e serviços divulgados na plataforma, o interessado deverá ser um MEI devidamente registrado do município. A Sala do Empreendedor da Prefeitura oferece todo o atendimento para o morador que deseja empreender na cidade, oferecendo apoio na regularização e formalização do negócio.
Soluções digitais para a população
Com as duas novas plataformas, Saquarema passa a fazer parte de um grupo seleto de cidades brasileiras que apostam em soluções digitais para promover a eficiência das soluções de governo para seus cidadãos. Todas essas ações buscam fortalecer a economia local, apostando no empreendedorismo como peça importante na geração de emprego e renda.
O lançamento da plataforma Aqui Tem ODS contou com a presença de Rayne Ferretti, Chefe do Escritório da ONU no Brasil; da coordenadora de programas do ONU-Habitat, Leta Vieira; e do diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga. Já o lançamento da plataforma Mei de Saquá contou com mesas de bate-papo, workshop sobre Marketing Digital e representantes da Sala do Empreendedor e do SEBRAE-RJ.





