Em celebração à reflexão ambiental e ao talento literário dos estudantes da rede municipal, a Prefeitura de Saquarema promoveu a sexta edição do Prêmio de Poesia Roseana Murray, sob o tema “Eu e o nosso planeta”. A iniciativa, voltada para alunos do ensino fundamental e para o público da EJA (Educação de Jovens e Adultos), propôs que os participantes explorassem poeticamente a relação entre o ser humano e o meio ambiente, bem como a preservação dos recursos naturais.
A premiação foi marcada por momentos emocionantes, especialmente durante a semana do idoso. Em uma movimentação que reforça a inclusão, duas alunas da EJA se destacaram: Dona Dirce, de 82 anos, voltou a estudar este ano e garantiu o primeiro lugar; Dona Marlene, de 79 anos e recém-alfabetizada em 2025, ficou com o terceiro lugar. Ambas são exemplos inspiradores de como a educação e a arte não têm idade limite.
O Prêmio de Poesia Roseana Murray é uma ação da Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, e integra as políticas municipais de incentivo à leitura, escrita e formação cidadã. A cada edição, todos os participantes são contemplados com troféus e livros, além de premiações de acordo com a sua colocação: 1 º lugar – celular, 2º lugar – tablet e 3º lugar – fone de ouvido bluetooth.
“Com essa edição do prêmio, a Prefeitura reafirma o compromisso com a cultura, com a educação e com a formação de leitores e escritores que veem nos versos um meio de expressar ideias e transformar o mundo — começando pela relação entre nós e o planeta”, afirmou a Secretária Municipal de Educação, Patrícia Oliveira.
Além disso, nesta edição, a escritora Bia Hetzel e a ilustradora Mariana Massarani estiveram presentes, juntamente com Roseana Murray, que participou por videoconferência.
Resultados por categoria
Categoria A (alunos do 3º ao 5º ano)
• 1º lugar: Heitor Andrade Cavalcanti Matheus (Escola Municipal Lúcio Nunes)
• 2º lugar: Davi Luiz Dias Rosa (Escola Municipal Jardim Ipitangas)
• 3º lugar: Arthur Afonso Costa da Silva (Colégio Municipal Gustavo Campos da Silveira)
Categoria B (6º e 7º anos)
• 1º lugar: Kaiky de Amaral de Alcântara Leal (Escola Municipal Jardim Ipitangas)
• 2º lugar: Renato de Oliveira Cordeiro (Centro Municipal de Educação Menaldo Carlos de Magalhães)
• 3º lugar: Gabriel Freire de Oliveira Mendonça (Centro Municipal de Educação Jurandir da Silva Melo)
Categoria C (8º e 9º anos)
• 1º lugar: Larissa Laurindo Liberato (Escola Municipal Ismênia de Barros Barroso)
• 2º lugar: Thalysson Oliveira Melo (Centro Municipal de Educação Gustavo Campos da Silveira)
• 3º lugar: Ana Thayla de Deus Nunes (Escola Municipal Jardim Ipitangas)
Categoria D (EJA)
• 1º lugar: Dirce Correia de Almeida, 82 anos (Escola Municipalizada Vereador Ivan da Silva Melo)
• 2º lugar: Terezinha do Nascimento Dias, 60 anos (Escola Municipal Edilson Vignoli de Marins)
• 3º lugar: Marlene Maria de Freitas Rosa, 79 anos (Centro Municipal de Educação Menaldo Carlos de Magalhães)
Categoria E (EJA fases mais avançadas)
• 1º lugar: Elizangela Pereira Bueno Amorim, 49 anos (Centro Municipal de Educação Menaldo Carlos de Magalhães)
• 2º lugar: Roselinda Gomes Teixeira, 53 anos (Escola Municipal José Bandeira)
• 3º lugar: Ceila Maria de Lima Pereira, 66 anos (Escola Municipal Edilson Vignoli de Marins)
Contexto e relevância
O Prêmio de Poesia Roseana Murray foi criado em 2018 e, desde então, tem sido um estímulo para despertar o desejo de escrever, ler e poetizar entre alunos de diferentes idades e etapas de ensino.
Roseana Murray, a homenageada que dá nome ao prêmio, é poeta e escritora infantojuvenil com mais de cem obras publicadas. Sua obra frequentemente explora o universo da infância, da natureza e da sensibilidade. Ela já foi laureada por quatro vezes com o prêmio “Melhor de Poesia” da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e figura na Lista de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People) para literatura infantojuvenil.





























