Município recebeu convite oficial para participar da Cuba Saúde 2026.
As ações da Prefeitura de Saquarema voltadas à construção de hospitais e postos de saúde foram destaque na 5ª Convenção Internacional sobre Saúde, realizada entre os dias 21 e 25 de abril de 2025, no Palácio das Convenções de Havana, Cuba. O evento reuniu centenas de profissionais das áreas de saúde, enfermagem, engenharia, arquitetura e gestão pública, de diversos países, para debater os desafios e soluções da saúde pública no cenário pós-pandemia.
Representando o município, estiveram presentes a secretária municipal de Obras Públicas, Priscilla Barroso Poubel, e a subsecretária municipal de Saúde, Ana Paula Duarte, que foram oficialmente convidadas pela organização do evento para apresentarem o case de Saquarema no painel “A importância dos investimentos nas obras de infraestrutura de saúde pública e seus resultados positivos no município de Saquarema”. O painel compôs a programação do eixo temático sobre a relevância da arquitetura e engenharia hospitalar nos sistemas de saúde.
Durante a apresentação, foram destacadas as boas práticas adotadas pelo município na execução de projetos de unidades de saúde que valorizam o bem-estar de pacientes e profissionais, a acessibilidade, a sustentabilidade ambiental, a economicidade e a integração entre as equipes técnicas da saúde e da engenharia, desde o planejamento até a entrega das obras.
“Recebemos os profissionais brasileiros, representantes de Saquarema, para uma apresentação maravilhosa! Nós, profissionais cubanos, ficamos gratos pela troca de experiências sobre a arquitetura e a engenharia hospitalar, e como Saquarema tem trabalhado o tema para o bem-estar da população!”, afirmou o MsC. Prof. Ing. Guillermo Mateo Reyes Roig, presidente do Comitê Cubano de Arquitetura e Engenharias Hospitalares (CCAINH), especialista em investimentos do Ministério da Saúde Pública de Cuba (MINSAP) e professor auxiliar da ENSAP e da Universidade Tecnológica de Havana.
Reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido em Saquarema, o CCAINH, a Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (ENSAP) e o MINSAP formalizaram o convite para que Ana Paula Duarte e Priscilla Barroso participem da próxima edição da convenção, Cuba Saúde 2026, que também ocorrerá em Havana.
Além da participação no painel temático sobre Arquitetura e Engenharias Hospitalares, o convite prevê a presença das representantes nos cursos pré-congresso com o tema “Ampliação dos serviços de saúde atendendo à gestão de riscos de desastres” e a celebração de convênios de cooperação entre Brasil e Cuba. Esses convênios abrangerão formação, capacitação, consultoria e intercâmbio técnico em arquitetura e engenharia sanitária.
Desde 2018, o CCAINH é reconhecido como órgão consultivo pelo MINSAP devido aos seus resultados no aperfeiçoamento dos processos de investimento e manutenção em hospitais cubanos. Com a introdução, ainda em 2004, do Índice de Segurança Hospitalar da OPAS — ferramenta da qual Cuba é coautora —, o país passou a liderar ações voltadas à resiliência hospitalar frente a desastres. Os avanços envolvem a gestão sistêmica de riscos, saúde ambiental, saúde planetária, e a integração das ciências para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços de saúde antes, durante e após crises sanitárias.
A secretária Priscilla Barroso celebrou o reconhecimento: “É motivo de orgulho ver que nosso trabalho em Saquarema é exemplo para outros países. Saber que estamos inspirando gestores de outras nações com nossos projetos e obras executadas que aliam inovação, qualidade e soluções sustentáveis, reforça que estamos no caminho certo”.
A subsecretária Ana Paula Duarte também reforçou a importância da integração entre saúde e infraestrutura: “Não se faz saúde pública apenas com inaugurações. O planejamento começa nos rascunhos dos projetos. Em Saquarema, desde 2017, as secretarias de Obras e Saúde trabalham juntas, e esse modelo agora é reconhecido internacionalmente.”
O evento e o convite reforçam o papel de Saquarema como referência na implementação de políticas públicas integradas, sustentáveis e resilientes na área da saúde.