Prefeitura de Saquarema, por meio da Guarda Civil Municipal, realizou uma palestra no Centro Municipal de Educação Padre Manuel, no bairro Porto da Roça, com foco na prevenção ao uso de drogas. A ação foi solicitada pelos próprios alunos do 7° ano que reconheceram a necessidade da informação sobre o tema.

Durante as visitas dos agentes às escolas, os guardas civis levam dois tipos de palestras, de acordo com a faixa etária dos estudantes. Para as turmas de séries mais avançadas, as informações são relacionadas aos malefícios das drogas lícitas e ilícitas, legislação de combate às drogas, saúde e segurança. Para as turmas de alunos mais novos, as palestras são direcionadas à prevenção de acidentes de trânsito. Todo o conteúdo é enriquecido com vídeos educativos, fotos e depoimentos.

Criada pela Guarda Civil Municipal com a missão de realizar palestras preventivas sobre drogas, segurança no trânsito e importância da família, o Grupamento Especializado em Ronda Escolar (GERE) possui 3 equipes para atendimento na cidade. Ele é responsável pelo patrulhamento e ronda nas unidades escolares do município, além da realização de palestras e demais ações de cunho socioeducativo.

O grupamento atua em parceria com o Conselho Tutelar de Saquarema e com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A Ronda Escolar é importante pois ajuda a reduzir os índices de violência e a manter os jovens distantes de pessoas que praticam atos ilícitos. É, também, uma forma fazer com que os agentes de segurança pública estejam mais próximos da comunidade.

A palestra realizada no Centro Municipal de Educação Padre Manuel foi ministrada pelas Guardas Civis Catarina Rodrigues Souza, Nubia Rosa Muniz e Cinthia dos Santos Bento, sob coordenação do GCM Sergio Luiz de Moura.