A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, realizou neste final de semana, a quarta edição da Mostra de Dança de Saquarema. Durante três dias, centenas de alunos e bailarinos se apresentaram no palco montado na Praça Oscar de Macedo Soares, a Praça do Artesanato, no Centro da cidade. Já tradicional e parte do calendário cultural da cidade, a Mostra de Dança de Saquarema reúne companhias de dança de todo o estado do Rio de Janeiro, além de escolas da rede municipal de educação. Coreografias ensaiadas durante todo o ano são apresentadas ao público que, com alegria e entusiasmo, lotou o espaço do evento.

Na sexta-feira, 20, primeiro dia de apresentações, as escolas municipais trouxeram coreografias inspiradas nas profissões. Medicina, Pedagogia, Jornalismo, Engenharia… diversas áreas do mercado de trabalho foram abordadas em espetáculos de música e dança, com rico acervo cenográfico. Além das escolas, também houve apresentação do grupo de Ballet Municipal.

Já no sábado (21) e domingo (22), grupos, escolas e companhias de dança participaram da mostra não competitiva organizada pela Prefeitura. 42 grupos de diferentes cidades, como Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Tanguá, Maricá, Araruama, Niterói, Rio de Janeiro, Itaboraí, Rio das Ostras e Iguaba Grande. “A Mostra de Dança é um evento vibrante, que alegra pessoas de todas as idades. Vemos como os bailarinos se empenham para apresentar coreografias de vários estilos, tudo muito bem ensaiado. Eventos como este são importantes para firmar Saquarema no roteiro cultural do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

As apresentações englobaram variadas modalidades de dança, como ballet clássico, jazz e danças moderna, contemporânea, de salão, flamenca, cigana, urbanas e gospel. A programação foi concebida para promover o intercâmbio cultural e contribuir com o desenvolvimento de habilidades e competências artísticas dos participantes, dando maior visibilidade e oportunidade para artistas e grupos de dança.

Além de fomentar a arte, bem como possibilitar encontros que possam contribuir com o crescimento artístico dos jovens e adultos de Saquarema, a 4ª Mostra de Dança teve como objetivo a valorização da pluralidade estética da dança.