A 2º edição do Prêmio de Poesia Roseana Murray aconteceu na última segunda-feira (25/11), no auditório do Centro Municipal de Educação Padre Manuel, no bairro Porto da Roça.  O evento, realizado pela Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi voltado para alunos da rede municipal de educação e teve como objetivo revelar talentos literários no município, além de despertar maior interesse dos alunos para a poesia, um dos gêneros literários mais conhecidos da Língua Portuguesa.

O tema do concurso deste ano foi “A escola que eu estudo”. O evento reuniu alunos do 1º e 2º seguimentos, estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e movimentou toda a comunidade escolar do município. Os vencedores do 1º ao 3º lugar de cada categoria ganharam troféus e certificados como premiação.

O 1° lugar da Categoria A (alunos do 3° ao 5° ano) ficou com a aluna Allana da Silva Vital, da Escola Municipal Maria Luiza de Amorim Mendonça. Ela escreveu a poesia “Na Escola tem hora pra tudo”. Já Categoria B (alunos do 6° e 7° anos), o 1º lugar foi do aluno da Escola Municipal Jardim Pitangas, Mateus Nascimento Santana, que escreveu a poesia “Minha escola”.

Na Categoria C (alunos do 8° e 9° anos), o aluno Hanael Henrique Silva de Paula ficou em 1º lugar. Ele estuda na escola Municipal Jardim Pitangas, e escreveu a poesia “Escola”. Por fim, o 1° lugar na Categoria D (alunos do Ensino de Jovens e Adultos) ficou com Luciani de Almeida Ferreira. A aluna da Escola Municipal José Bandeira escreveu a poesia “É na EJA que me encontro”.

A escolha da homenagem à escritora Roseana Murray deu-se pelo fato de ser autora de diversos livros de poesia e contos para crianças e jovens. Além disso, Roseana trabalha com o projeto de leitura Café, Pão e Texto, recebendo escolas públicas em sua casa para um café da manhã literário. Sempre que é possível, ela atende às solicitações de visitas às escolas do município.

“Fiquei muito feliz com todas as poesias que foram recitadas aqui. É uma honra poder fazer desse evento, que é tão importante para a rede de educação do nosso município”, declarou a Prefeita Manoela Peres.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support