Única cidade do mundo a ser palco para as três principais competições da World Surf League, a Capital Nacional do Surf irá sediar entre os dias 17 e 23 de outubro, a 2ª edição do “Saquarema Surf Festival”, maior evento brasileiro dedicado ao esporte e seu estilo de vida.  Grandes nomes do surf estarão em Saquarema para a competição que irá homenagear o surfista saquaremense Léo Neves, falecido em 2019 enquanto competia nas ondas de Itaúna.

Realizado na Praia de Itaúna e apresentado pela Prefeitura de Saquarema, o Saquarema Surf Festival integra o calendário oficial da World Surf League (WSL) e é a principal etapa qualificatória na América Latina no ano e a única competição com nível máximo (QS 5,000) para os rankings regionais masculino e feminino classificatórios para o WSL Challenger Series 2023.  A Competição também serve como seletiva sul-americana para os mundiais das categorias Pro Junior e Longboard nas categorias masculina e feminina. A expectativa é de que mais de 250 atletas profissionais participem da competição.

“Estamos felizes em poder receber novamente as competições que fazem parte do calendário da WSL em especial o Saquarema Surf Festival que vem agregando competições fundamentais além de celebrar o surfe local. Ser a única cidade do mundo a receber três eventos em um ano é motivo de alegria e orgulho para Saquarema”, disse Rafael Castro, Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo.

Em sua primeira edição, realizada em 2021, o Saquarema Surf Festival reuniu mais de 50 mil fãs da do surf na Praia de Itaúna, impulsionando a rede hoteleira e fomentando a economia da cidade.  O evento também foi sucesso de público virtualmente.  Na internet, mais de milhões de pessoas acompanharam as transmissões das competições e consumiram conteúdos nos canais oficiais do evento.