O primeiro dia da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica teve bons resultados em Saquarema. Durante o período que o posto ficou montado na sede da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais, 719 animais foram imunizados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Dos 719 pets imunizados, 613 eram cães e 106 eram gatos.

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de 3 meses de idade. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas (pois o estresse pode ocasionar o aborto), em período de cio ou amamentando. Além disso, não devem ser vacinados animais prostrados ou com diarreia, animais com infestação de carrapatos ou pulgas ou bichos que estejam tomando antibiótico. A raiva é uma doença incurável e fatal em 100% dos casos, que pode acometer qualquer animal mamífero, incluindo o ser humano. A vacina é a única prevenção para essa enfermidade.

“Apesar da existência da profilaxia antirrábica humana (pós-exposição ou pré-exposição), ainda morrem de raiva anualmente aproximadamente 59 mil pessoas em todo mundo. Por isso, é extremamente importante a vacinação dos animais e a profilaxia pré ou pós-exposição em humanos”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, dr. João Alberto Oliveira.

Suspeita da doença

Quando o animal está contaminado com o vírus da raiva animal pode tornar-se agressivo, mordendo pessoas, animais e objetos, ou ficar triste, procurando lugares escuros. O latido torna-se diferente do normal e, além disso, o animal fica de boca aberta e com muita salivação, recusando alimento ou água, tendo dificuldade de engolir (parecendo engasgado). Também fica sem coordenação motora, passa a ter convulsões, paralisia das patas traseiras (como se estivesse descadeirado); paralisia total e morte.

O que fazer ao ser mordido por um cão ou gato

Mesmo que o animal seja vacinado, é necessário lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra. Após isso, a vítima deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.

Além disso, não se deve matar o animal agressor. É recomendado deixá-lo em observação durante 10 dias, em local seguro, para não fugir nem atacar pessoas ou outros animais. Ele deve receber água e comida, normalmente. Durante a observação, verificar se apresenta algum sinal suspeito de raiva (alteração de comportamento).

Calendário de vacinação

O próximo bairro a receber o posto volante é o São Geraldo. As equipes de vacinação estarão na sede da Guarda Civil Municipal na terça-feira, dia 22/08, das 09 às 14 horas. Na semana seguinte, dia 29/08, no mesmo horário, o posto estará na Praça do Coração, no Centro da cidade, para realizar a imunização dos animais da região. É obrigatório que os cachorros estejam com focinheira e coleira, os gatos transportados em bolsas pet e que os animais sejam conduzidos por pessoas maiores de 18 anos.

O calendário completo de imunização da campanha antirrábica 2023 pode ser consultado clicando aqui.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support