O primeiro dia da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica teve bons resultados em Saquarema. Durante o período que o posto ficou montado na sede da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais, 719 animais foram imunizados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Dos 719 pets imunizados, 613 eram cães e 106 eram gatos.

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de 3 meses de idade. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas (pois o estresse pode ocasionar o aborto), em período de cio ou amamentando. Além disso, não devem ser vacinados animais prostrados ou com diarreia, animais com infestação de carrapatos ou pulgas ou bichos que estejam tomando antibiótico. A raiva é uma doença incurável e fatal em 100% dos casos, que pode acometer qualquer animal mamífero, incluindo o ser humano. A vacina é a única prevenção para essa enfermidade.

“Apesar da existência da profilaxia antirrábica humana (pós-exposição ou pré-exposição), ainda morrem de raiva anualmente aproximadamente 59 mil pessoas em todo mundo. Por isso, é extremamente importante a vacinação dos animais e a profilaxia pré ou pós-exposição em humanos”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, dr. João Alberto Oliveira.

Suspeita da doença

Quando o animal está contaminado com o vírus da raiva animal pode tornar-se agressivo, mordendo pessoas, animais e objetos, ou ficar triste, procurando lugares escuros. O latido torna-se diferente do normal e, além disso, o animal fica de boca aberta e com muita salivação, recusando alimento ou água, tendo dificuldade de engolir (parecendo engasgado). Também fica sem coordenação motora, passa a ter convulsões, paralisia das patas traseiras (como se estivesse descadeirado); paralisia total e morte.

O que fazer ao ser mordido por um cão ou gato

Mesmo que o animal seja vacinado, é necessário lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra. Após isso, a vítima deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.

Além disso, não se deve matar o animal agressor. É recomendado deixá-lo em observação durante 10 dias, em local seguro, para não fugir nem atacar pessoas ou outros animais. Ele deve receber água e comida, normalmente. Durante a observação, verificar se apresenta algum sinal suspeito de raiva (alteração de comportamento).

Calendário de vacinação

O próximo bairro a receber o posto volante é o São Geraldo. As equipes de vacinação estarão na sede da Guarda Civil Municipal na terça-feira, dia 22/08, das 09 às 14 horas. Na semana seguinte, dia 29/08, no mesmo horário, o posto estará na Praça do Coração, no Centro da cidade, para realizar a imunização dos animais da região. É obrigatório que os cachorros estejam com focinheira e coleira, os gatos transportados em bolsas pet e que os animais sejam conduzidos por pessoas maiores de 18 anos.

O calendário completo de imunização da campanha antirrábica 2023 pode ser consultado clicando aqui.