A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira (23) a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Idealizada pelo Ministério da Saúde, 75 milhões de doses foram produzidas neste ano para a campanha.

Neste ano, a Campanha de Vacinação contra a Gripe terá uma organização respeitando as medidas preventivas da Pandemia do COVID-19 para evitar aglomerações. Uma das mudanças, por exemplo, será a vacinação em casa. Todos os idosos serão vacinados em suas residências por equipes dos postos de Estratégia de Saúde da Família. Os idosos que moram em bairros sem a cobertura de ESF também receberão as equipes de saúde por meio de um posto volante de vacinação. Não precisa de agendamento. Uma varredura será feita rua a rua em todo o município pelas equipes de saúde.

Para organizar e agilizar os atendimentos, os postos de ESF funcionarão apenas para informações e não farão a vacina contra a gripe. Já o público-alvo da campanha foi dividido da em grupos da seguinte forma:

No período de 23/03 a 15/04, a vacinação contra gripe será realizada exclusivamente para idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde.

No período de 16/04 a 08/05, a vacinação será realizada para os grupos a seguir: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A terceira fase da Campanha será entre os dias 09/05 e 22/05. Neste período, serão vacinadas as crianças de 06 meses a seis anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, adolescentes entre 12 e 21 anos e sob medida socioeducativa, detentos e funcionários do sistema prisional, além de pessoas adultas entre 55 e 59 anos.

É importante alertar à população que NÃO serão vacinadas as pessoas fora destes grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Já os idosos deverão aguardar, em suas residências, a visita do agente de saúde ou das equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, é recomendado adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que todo público-alvo se vacine, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião, pois o imunizante usado sofre alterações em sua composição ao longo dos anos, conforme o cenário epidemiológico. Sendo assim, o Programa Municipal de Imunização (PMI) busca desenvolver um trabalho em parceria  com a Atenção Básica, Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde do Trabalhador e neste esforço alcançar coberturas vacinais adequadas para a proteção da população em vulnerabilidade.

O calendário de vacinação contra a gripe pode ser consultado clicando aqui. Vale ressaltar que ele será atualizado diariamente, de acordo com a evolução dos trabalhos do Posto Volante.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support