A Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia divulgou, na última quarta-feira (25), dados atualizados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – que apontam Saquarema como uma das cidades que mais geraram empregos no ano de 2019. Aproveitando a onda de contratações que passa o país, Saquarema é, segundo dados oficiais, a segunda cidade que mais gerou empregos de janeiro a agosto de 2019 na Região dos Lagos.

No acumulado do ano, Saquarema registrou um saldo positivo de 233 contratações. Destas, destacam-se os setores de Construção Civil, Comércio e Serviços, com 180, 71 e 42 contratações ao longo do ano. Analisando apenas o mês de agosto, Saquarema registrou 98 contratações formais.

Na Região dos Lagos, Saquarema é o segundo município que mais gerou empregos, atrás apenas de Araruama. São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande completam a lista dos municípios com saldo positivo ao longo do ano.

Prefeitura investe para facilitar a geração de empregos

Em Saquarema, a Prefeitura está investindo pesado para criar um ambiente propício às empresas, para que elas contratem mais pessoas, gerando emprego e renda para a população saquaremense. Ações ligadas ao Turismo, Educação Profissional, Micro Empreendedorismo e Incentivos Fiscais são alguns dos destaques em nosso município.

A indústria do Turismo é, atualmente, uma das que mais crescem no mundo. Em Saquarema, não é diferente. A cidade que tem inúmeros cartões postais e é reconhecida internacionalmente como o ‘Maracanã do Surf’ vê no Turismo uma de suas importantes fontes de receita: “Estamos investindo em um Turismo de qualidade, que gere empregos e alie a preservação ambiental. Temos na etapa do Mundial de Surf uma grande vitrine, que leva Saquarema para todos os cantos do mundo”, afirmou o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

Criado para capacitar ainda mais o jovem saquaremense, o Centro de Capacitação Profissional Vinicius Vidal França, no bairro São Geraldo, oferece cursos de capacitação e qualificação profissional em parceria com o SENAI, além de cursos Pré ENEM, Pré Militares e Pré Vestibular Social. A unidade já formou centenas de alunos em cursos de diversas áreas de atuação e conhecimento, tornando o jovem saquaremense mais apto a disputar uma vaga no mercado de trabalho.

Para dar mais condições à formalização, a Prefeitura de Saquarema vem investindo, em parceria com o SEBRAE, na capacitação dos MEIs. Cursos, palestras gratuitas, seminários e muitas outras reuniões são realizadas no município com a intenção de apresentar os benefícios da formalização do MEI, tornando-os microempreendedores capazes de gerar mais empregos para a cidade: “Temos visto que investir no MEI está trazendo bons resultados para Saquarema. O brasileiro é empreendedor e gosta de empreender. Estamos aproveitando este gancho, criando um ambiente propício para o empreendedorismo em nossa cidade”, afirmou o secretário de Administração, Receita e Tributação, Hailson Ramalho.

“Me orgulho de ver Saquarema crescendo e se desenvolvendo. Nossas ações no Turismo, Educação, Empreendedorismo, Polo Industrial, dentre tantas outras, estão apresentando bons resultados, como este medido pelo Governo Federal. Vamos continuar trabalhando para fazer de Saquarema uma cidade que gera muitos empregos”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

A pesquisa completa do CAGED pode ser consultada na página da Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, no link http://pdet.mte.gov.br/caged

Números apontam tendência de melhora na economia

De acordo os dados da Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o país apresentou o quinto mês consecutivo de crescimento de empregos formais no CAGED. Embora o número de desempregados seja o maior da história, o crescimento nas contratações representa uma retomada da economia nacional.