A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Organização Social Prima Qualitá Saúde, que administra os postos de Estratégia de Saúde da Família (Atenção Básica), o setor de Saúde Mental e a Clínica da Mulher, iniciou o programa Remédio em Casa. A ação busca facilitar a distribuição de remédios aos pacientes crônicos do município.

O ‘Remédio em Casa’ funcionará da seguinte maneira: os pacientes crônicos (hipertensos e diabéticos) que estão cadastrados dentro da área de cobertura dos postos de Estratégia de Saúde da Família receberão, mensalmente, a quantidade de medicamentos prescrita em cada receita, desde que ela esteja dentro da vigência. As equipes de saúde dos postos, que estão recebendo treinamento para este novo projeto, farão a distribuição gratuita dos remédios aos pacientes.

“Estamos capacitando as equipes de Estratégia de Saúde da Família para proporcionarmos um atendimento mais amplo e integral ao paciente. Além dos cuidados já tradicionais que cada equipe oferta aos moradores durante as visitas, agora, daremos também o remédio aos pacientes crônicos. Isso é mais comodidade e conforto para a nossa população”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

O cadastro dos pacientes e usuários começará a ser feito nos próximos dias. A meta é atender todo o município, seguindo a base de dados dos prontuários dos postos de saúde (ESF) e sua cobertura geográfica na cidade.