A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira (23) a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Idealizada pelo Ministério da Saúde, 75 milhões de doses foram produzidas neste ano para a campanha.

Neste ano, a Campanha de Vacinação contra a Gripe terá uma organização respeitando as medidas preventivas da Pandemia do COVID-19 para evitar aglomerações. Uma das mudanças, por exemplo, será a vacinação em casa. Todos os idosos serão vacinados em suas residências por equipes dos postos de Estratégia de Saúde da Família. Os idosos que moram em bairros sem a cobertura de ESF também receberão as equipes de saúde por meio de um posto volante de vacinação. Não precisa de agendamento. Uma varredura será feita rua a rua em todo o município pelas equipes de saúde.

Para organizar e agilizar os atendimentos, os postos de ESF funcionarão apenas para informações e não farão a vacina contra a gripe. Já o público-alvo da campanha foi dividido da em grupos da seguinte forma:

No período de 23/03 a 15/04, a vacinação contra gripe será realizada exclusivamente para idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde.

No período de 16/04 a 08/05, a vacinação será realizada para os grupos a seguir: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A terceira fase da Campanha será entre os dias 09/05 e 22/05. Neste período, serão vacinadas as crianças de 06 meses a seis anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, adolescentes entre 12 e 21 anos e sob medida socioeducativa, detentos e funcionários do sistema prisional, além de pessoas adultas entre 55 e 59 anos.

É importante alertar à população que NÃO serão vacinadas as pessoas fora destes grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Já os idosos deverão aguardar, em suas residências, a visita do agente de saúde ou das equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, é recomendado adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que todo público-alvo se vacine, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião, pois o imunizante usado sofre alterações em sua composição ao longo dos anos, conforme o cenário epidemiológico. Sendo assim, o Programa Municipal de Imunização (PMI) busca desenvolver um trabalho em parceria  com a Atenção Básica, Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde do Trabalhador e neste esforço alcançar coberturas vacinais adequadas para a proteção da população em vulnerabilidade.

O calendário de vacinação contra a gripe pode ser consultado clicando aqui. Vale ressaltar que ele será atualizado diariamente, de acordo com a evolução dos trabalhos do Posto Volante.