A Prefeitura de Saquarema deu início na manhã desta sexta-feira, 24, no projeto do Inventário Turístico do município. Feito em parceria e sob supervisão do SEBRAE, o inventário será uma importante ferramenta para o desenvolvimento turístico da cidade.

O encontro foi realizado na sede da Prefeitura e contou com a participação de secretários e técnicos de diversas pastas: Esporte, Lazer e Turismo, Saúde, Educação e Cultura, Comunicação Social, Meio Ambiente, Transporte e Serviços Públicos, Segurança e Ordem Pública, Obras e Infraestrutura, Planejamento e Urbanismo. Caberá a estas secretarias dar o pontapé inicial na coleta de dados e levantamento de informações necessárias para a montagem do Inventário Turístico.

O objetivo do Inventário Turístico é promover a coleta, identificação e registro de atrativos, serviços e equipamentos turísticos do município, bem como toda a rede de infraestrutura e apoio ao Turismo na cidade. Ao longo do projeto, será utilizada a metodologia de pesquisa do Ministério do Turismo, que recentemente classificou Saquarema como município de categoria B na rota do turismo nacional.

O Mapa do Turismo realiza a categorização dos municípios turísticos, utilizando notas que vão de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

“Com o Inventário Turístico, teremos uma noção real do que temos a oferecer ao turista, bem como aquilo que precisaremos melhorar. Estamos com uma boa classificação no Ministério do Turismo e estamos aproveitando a oportunidade para melhorar e profissionalizar, cada vez mais, o trade turístico de Saquarema, gerando renda e empregos de qualidade à população”, afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

“O Inventário será construído em parceria com o Poder Público e a iniciativa privada. Temos uma boa relação com o Saquarema Convention Bureau, Lions Club e outros grupos da cidade. Vamos coletar o maior número de informações possíveis para montar um documento que retrate Saquarema da forma mais fidedigna”, informou a representante da Regional Lagos do SEBRAE, Ana Cláudia Melo Vieira.

A próxima etapa do Inventário Turístico será o levantamento de dados. Após, será realizado um seminário para apresentação do projeto aos empresários da cidade. O evento acontecerá no dia 11/03, no Teatro Municipal Mário Lago, no Centro de Saquarema.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support