A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e em parceria com a Clínica de Olhos Dr. Serodio, está realizando uma ação voltada para testar a acuidade visual dos alunos do primeiro ano da rede municipal de educação. Centenas de alunos passarão por exames para verificar a necessidade de tratamento visual no município.

Desenvolvido em parceria, o projeto Ver para Aprender já realizou exames em alunos de diversas escolas da cidade. Com uma testagem simples e rápida é possível diagnosticar os alunos com necessidade de avaliação, que são encaminhados para tratamento na Clínica de Olhos. Assim, alguns problemas como Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Estrabismo, Catarata e Ambliopia, por exemplo, são diagnosticados, facilitando a aprendizagem dos alunos.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde publicados em 2006, pelo menos 13 milhões de crianças na faixa etária de 5 a 15 anos tinham algum problema de visão. Isso repercute diretamente no aprendizado e no comportamento da criança e os professores são de fundamental importância para o diagnóstico dos problemas oculares, pois convivem com os alunos diariamente.

O projeto inicia com o treinamento dos professores para diagnosticar os casos de baixa visão. Após esta primeira etapa, os professores aplicam o teste nas salas de aula e os alunos reprovados na testagem são recrutados para realização de exames e consultas oftalmológicas. Os alunos diagnosticados são encaminhados para tratamento na própria Clínica de Olhos Dr. Serodio.

Pensando em agilizar o processo, a Prefeitura de Saquarema instituiu a Caderneta da Visão. O documento será entregue aos responsáveis pelos alunos que estão em tratamento para acompanhar o dia a dia de cada criança. Nesta caderneta, o médico preencherá as informações de cada consulta, bem como observações importantes e inerentes ao tratamento.

“A Clínica de Olhos tem apresentado excelentes resultados em nossa cidade. Estamos devolvendo a visão de centenas de saquaremenses que já estavam sem esperança de poder ter o tratamento oftalmológico concluído. Estamos oferecendo consultas, exames e cirurgias em nossa rede, pertinho de casa. Agora, com este novo projeto, vamos poder resolver um grande problema que atinge centenas de alunos: a baixa visão. Assim, poderemos dar mais qualidade de vida aos nossos alunos”, afirmou a prefeita Manoela Peres.

O projeto Ver Para Aprender segue realizando consultas e exames nos alunos da rede municipal de educação. Na primeira etapa do projeto foram atendidos os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental. Em 2020 acontecerá a ampliação para mais turmas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support