A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, está implantando nova iluminação na Orla das Praias da Vila, Itaúna e Barrinha. O último final de semana foi o primeiro em operação das novas estruturas já instaladas.

Colocadas para proporcionar maior segurança e possibilitar a prática de esportes aquáticos durante a noite, a nova iluminação das orlas da cidade é composta de 15 superpostes com lâmpadas de LED. Os superpostes estão sendo instalados da seguinte forma: 4 na Praia da Vila, 3 na Barrinha, 1 na altura da Escola Orgé Ferreira dos Santos, 1 na altura Rua das Garças, 1 na Rua das Tainhas, 1 na Rua dos Robalos, 1 no Point de Itaúna e 3 na Rua do Oceano.

Além da instalação da nova iluminação, a Prefeitura receberá um software que fará a telegestão de todas essas luminárias. Desta forma, será possível controlar o funcionamento, horário e quantidade de luminárias que poderão ser acesas ou não, racionalizando o consumo e dando mais dinamismo ao sistema.

Assim como a troca da iluminação pública efetuada pela Prefeitura no mês de maio nas ruas de Saquarema, as novas luminárias da Orla são de LED, que trazem muito mais eficiência e luminosidade. Desta forma, o ganho com a eficiência energética é maior, com uma iluminação mais potente.