A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Púbica, deu mais um importante passo para aumentar o policiamento na cidade: a Secretaria de Estado de Polícia Militar publicou na edição desta sexta-feira, 17, o Termo de Cooperação para a implantação do PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança). O convênio permitirá que a Prefeitura faça a contratação de policiais em período de folga para trabalhar na cidade.

Segundo estudos da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, o PROEIS poderá ser implantado já a partir do mês de fevereiro. De início, oito policiais atuarão no reforço do policiamento na cidade nos dias úteis. Nos finais de semana, o número de policiais será ampliado. Pelo convênio, a Prefeitura de Saquarema poderá contratar até 30 policiais para atuar diariamente no município.

Além de arcar com a remuneração dos policiais para a prestação do serviço em dias de folga, a Prefeitura de Saquarema vai adquirir 4 novas viaturas – e outras quatro motocicletas – para uso do PROEIS. Os veículos, bem como os policiais, ficarão baseados na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, em Bacaxá. De lá, eles serão designados para cumprir as rondas a pé ou nas viaturas, além do patrulhamento preventivo e ostensivo.

“Sempre estivemos preocupados com a segurança de nossos moradores e turistas. Desde 2017, estamos trabalhando em parceria com a Polícia Militar para que esse convênio pudesse se tornar uma realidade. Hoje, com a efetivação do PROEIS, Saquarema poderá ser uma cidade mais segura, e a Prefeitura tem uma parcela muito importante nessa conquista”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Os convênios entre a Polícia Militar e prefeituras têm sido estimulados pela Secretaria de Estado de Polícia Militar como estratégia de segurança pública. Os convênios através do PROEIS geram benefícios para todos – para a cidade, incluindo moradores, visitantes, administradores públicos e empresários; e para os policiais militares, que passam a contar com remuneração extra, sem precisar recorrer à prestação de serviços informais, que são inseguros tanto do ponto de vista operacional quanto do ponto de vista jurídico.

O convênio entre a Prefeitura de Saquarema e a Secretaria de Estado de Polícia Militar, assinado na última quinta-feira, tem prazo de um ano, podendo ser renovado por mais um ano, a critério das partes.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support