No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Neste sentido, a Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Praça do Bem-Estar e o Centro de Convivência do Idoso, promoverá no dia 01 de outubro (terça-feira) uma caminhada em comemoração ao do idoso, saindo da Praça do Bem-Estar até a ponte do Girau, a partir das 07:00 horas da manhã.

Além disso, a programação também conta com uma festa no dia 04 de outubro (sexta-feira), quando acontecerá o Baile do Idoso no Clube de Saquarema, com a banda Cuba Libre a partir das 18:30 horas. O Dia do Idoso tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um relatório estimando que o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050, representando um quinto da população mundial. O Ministério da Saúde revelou dados em 2016, que apresentava o Brasil como a quinta maior população idosa do mundo. Dessa forma, a pesquisa informou que em 2030, o número de idosos poderia ultrapassar o total de crianças entre zero e 14 anos.

O Dia do Idoso traz a reflexão a respeito do envelhecer. Dessa forma, é importante pensar no bem-estar do mais velho, já que a forma de vivenciar o envelhecimento é única para cada um.