Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, apoiou a realização da segunda edição da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Realizada pelo Conselho Municipal do Idoso, a ação aconteceu na quinta-feira (16), no Saquarema Futebol Clube, no Centro da cidade.

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, os participantes puderam discutir a integração entre comunidade e governos na gestão e criação de políticas públicas com foco na população idosa. O objetivo da Conferência foi proporcionar um espaço de participação dos vários segmentos sociais para a socialização de experiências, avaliação da situação do idoso no município e proposição de diretrizes da política municipal do Idoso.

Aproximadamente 200 pessoas participaram do evento, abordando temas divididos em 4 principais eixos: Os direitos fundamentais na construção e efetivação de políticas públicas; Assegurando o direito da emancipação; Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; O papel do conselho nos direitos e efetivação do controle social. As propostas expostas e debatidas em cada eixo temático foram criadas a partir das participações e encontros promovidos nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do município.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support