Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou nesta quinta-feira, 30, as obras de ampliação e adequação do antigo Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth. O local, que está funcionando como ponto de atendimento referência para os pacientes com Coronavirus no município, ocupa todo o segundo andar do Hospital de Bacaxá.

A estrutura do Hospital de Bacaxá conta, agora, com 22 leitos exclusivos para pacientes com COVID-19, distribuídos da seguinte forma: 15 leitos intermediários, além de 6 leitos de tratamento intensivo (UTI) e 1 leito pediátrico. Além destes, a unidade conta com mais 6 leitos de UTI no primeiro andar, que poderão ser utilizados para outras demandas de pacientes do Hospital.

Junto com os leitos, a Prefeitura de Saquarema adquiriu mais 15 respiradores, aparelho essencial para o tratamento das pessoas internadas com o Coronavírus, e uma máquina de Hemodiálise. O serviço, que até então não era oferecido na rede municipal de saúde, passa a estar disponível no Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth para aqueles pacientes que estejam internados na unidade.

Além das mudanças no Hospital Municipal, a Prefeitura está terminando de aparelhar o Posto de Urgência do Centro de Saquarema (PU 24hs) para funcionar como unidade auxiliar ao Hospital de Bacaxá. O local está passando por adequação e reforma e será utilizado se a demanda do HMNSN for maior do que a inicialmente planejada.

“Estamos implantando mais 10 leitos de estabilização e 02 leitos de Unidade Semi Intensiva (USI) no PU de Saquarema. Também estamos buscando novos fornecedores de equipamentos médicos, principalmente respiradores, para disponibilizarmos mais 10 leitos de UTI/CTI”, informou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Pedro Ricardo.

“Não estamos medindo esforços para ampliar nossa rede de atendimento. Estamos reformando unidades de saúde e comprando novos aparelhos para que a cidade esteja preparada para passar e vencer essa pandemia do Coronavírus. Os 10 novos respiradores adquiridos pela Prefeitura para o PU de Saquarema chegam na próxima semana, totalizando 25 no município, aumentando ainda mais nossa capacidade de atendimento”, disse a Prefeita Manoela Peres.

Um estudo recente realizado pela Fundação Getúlio Vargas sobre a estrutura hospitalar para o enfrentamento do Coronavírus no Brasil mostrou que o município de Saquarema possui mais leitos do que a média nacional e o indicado pelo Ministério da Saúde. O Ministério recomenda que cada município possua, no mínimo, 10 leitos de UTI para cada cem mil habitantes, e cinco respiradores/ventiladores para estes leitos.

A Prefeitura de Saquarema solicita aos moradores que sigam as instruções médicas e sanitárias informadas pelas autoridades. Diversas ações nas áreas de saúde, segurança, desenvolvimento social, limpeza urbana, turismo comunicação e educação estão sendo tomadas para evitar que os índices de contaminação sejam altos no município.