O mês de setembro iniciou e, com ele, o país volta a atenção para o “Setembro Amarelo”, mês de prevenção e conscientização ao suicídio. No próximo 10, será o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e, desde 2015, a data é lembrada por associações que se mobilizaram para criar a campanha liderada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psicologia).

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. No Brasil, 32 pessoas se matam por dia. No mundo, há uma morte do tipo a cada 40 segundos. Por isso, o movimento é feito para mostrar que a prevenção é fundamental para reverter a situação.

Para a campanha “Setembro Amarelo”, a primeira medida preventiva é a educação. Segundo especialistas, é preciso perder o medo de se falar sobre o assunto, quebrando tabus e compartilhando informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

Em Saquarema, casos de pessoas com crises em saúde mental, atendimento e reinserção social de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes e/ou com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas são tratados no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). A unidade funciona em Bacaxá, na Rua Adolfo Bravo, 28 (rua do Hospital Municipal) e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas. A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Saúde Mental, oferece serviços de referência para atendimento a pessoas com sofrimento psíquico, e o objetivo é apresentar à população esses serviços.

Para marcar o mês de conscientização, as equipes do CAPS e do NASF realizarão no dia 10/09 (terça-feira), ações de acolhimento, orientação e prevenção, com o objetivo de lembrar a data mundial de prevenção ao suicídio. A ação é gratuita e acontecerá na Praça de Bacaxá, das 09:30 às 13 horas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support