Na última sexta-feira, 27 de outubro, durante a Cerimônia Nacional de Premiação do “Bandeira Azul”, a Praia de Itaúna foi novamente premiada pelo seu grau de excelência em suas práticas socioambientais e aos seus rigorosos padrões de gestão e qualidade. O evento aconteceu no Balneário Camboriú, em Santa Catarina e contou com a presença da Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, além de políticos, representantes de marinas, da sociedade civil e empresários.

A segunda certificação veio após o município atuar amplamente nos últimos 12 meses em diversas ações que destacam as atividades de conservação e educação ambiental com moradores e turistas no município. A qualidade da água no trecho certificado também obteve máxima excelência nos padrões de balneabilidade do Programa, elegendo assim, pelo segundo ano consecutivo, a Praia de Itaúna com a certificação de praia sustentável.

Atualmente, o Programa Bandeira Azul está presente em 50 países. No Brasil, são 42 certificações, incluindo praias, marinas e o trecho das pedras, na Praia de Itaúna.

“Esse é um momento de muita celebração para a nossa cidade. Termos novamente essa importante certificação global é fundamental pois ratifica as nossas ações ligadas ao turismo sustentável e o nosso compromisso com a responsabilidade ambiental em Saquarema”, explica o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael da Costa Castro.

Além de Capital Nacional do Surf, Saquarema também se destaca como um destino turístico desejável.

“Essa renovação do certificado por mais uma temporada só demonstra o quanto Saquarema está engajada com pautas ligadas a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, que harmonizam com as práticas de um Turismo Sustentável “disse a Coordenadora Local do Programa Bandeira Azul, Marcelli Ladeira.

Na cerimônia também foram anunciados dois novos membros do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul: a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Ministério de Meio Ambiente. As praias e marinas certificadas precisam comprovar anualmente o cumprimento dos 34 critérios estabelecidos pela FEE – Foundation for Environmental Education, fundação internacional responsável pela promoção do programa. Os critérios têm como foco a gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support