A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em conjunto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e os municípios da Região dos Lagos, através da Rede Lagos, realizou, na terça-feira, dia 17 de outubro, no Castelhana Praia Hotel, em Itaúna, o 1º Fórum da Economia do Mar. No evento, que contou com a presença de cerca de 300 participantes, foi lançada a parceria Lagos 2030 – Um Mar de Oportunidades, cujo intuito é fortalecer as políticas públicas da Economia do Mar na Região dos Lagos, além da troca de experiências sobre casos de sucesso envolvendo o tema.

O Fórum foi o primeiro evento da história do Brasil no qual 5 secretarias de estado e 9 municípios se reuniram com o propósito de celebrar a identidade e a história de sucesso da vocação regional a partir da economia do mar como vetor da identidade territorial e do desenvolvimento econômico. Por Saquarema, além da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, participaram as Secretarias de Esporte, Lazer e Turismo; Agricultura, Abastecimento e Pesca; e Meio Ambiente; além da Secretaria de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia.

Para o fortalecimento dessas políticas, foi entregue para assinatura, durante o Fórum, pelo Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, e pela Prefeita de Saquarema, Manoela Peres, um Protocolo de Intenções a ser assinado entre o Estado do Rio de Janeiro, por intermédio das Secretarias de Estado do Ambiente e Sustentabilidade; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Energia e Economia do Mar; de Esporte e Lazer; e de Turismo, e os municípios de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva jardim.

O objetivo do evento foi possibilitar a integração entre o Governo do Estado e os Municípios da Região dos Lagos, em prol do fomento da Economia do Mar na região, considerando a natureza e as características típicas de cada município, de modo a contribuir para a formulação de políticas públicas econômicas e estratégias de desenvolvimento. O Protocolo de Intenções terá a validade de 1 ano, podendo ser prorrogado mediante Termo Aditivo.

A ideia é fazer com que os municípios deixem de contar apenas com os recursos vindos dos royalties e aumentem a arrecadação em função de seus atrativos, como é o caso dos eventos de surf, que movimentam milhões de reais, gerando centenas de vagas de emprego em Saquarema, conforme explica a Secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Paula Azem: “Antes dos royalties, a região já era a Região dos Lagos. Então é voltar a olhar para isso e fortalecer o que a gente tem de melhor.”

“A Economia do Mar é isso: é o pulmão, a Amazônia da nossa região e é isso o que estamos discutindo. A potencialidade local, mas desenvolvida de forma responsável, sustentável, com a certeza de que traga benefícios para a nossa região”, comparou o Vice-presidente da TurisRio, Anderson Moura.

“Além de trocar ideias e informações com os outros municípios, neste evento a gente quer aprender, junto com eles, como desenvolver os municípios, as suas potencialidades, outras maneiras de gerar renda, expandir a capacidade de geração de empregos de cada município. Eu acho que este é o objetivo principal”, completou a Prefeita de Saquarema, Manoela Peres.

 

Eixos de atuação

Dividido em eixos preliminares de ação voltados para as pessoas, a produtividade, a paz, as parcerias e as questões ambientais, os objetos do instrumento visam valorizar a história dos eventos enquanto patrimônio cultural, os saberes e culturas relacionadas à economia do mar como salineira, pesqueira, marisqueira, sambaqui e caiçara, entre outras; fortalecer as cadeias econômicas produtivas ligadas ao mar, com identificação de diversas atividades econômicas, considerando ainda, o esporte, lazer e turismo; incentivar as atividades de fortalecimento institucional, desenvolvimento de arranjos de cooperação, consórcios e integração de atividades de monitoramento, em especial as relacionadas com o alcance das metas 6 e 14 da agenda 2030 das Nações Unidas, bem como as atividades com fim de troca de conhecimentos, produção científica, integração de calendários de atividades afins e promoção de sinergia para o desenvolvimento da economia do mar sustentável; além de fomentar atividades de gestão ambiental, promoção da qualidade social e ambiental das praias e zonas costeiras, assim como a valorização patrimonial da região.

Na ocasião, houve falas de autoridades como o Secretário Hugo Leal; do Superintendente de Gestão dos Recursos Hídricos André Leone, da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade; do Secretário Vinícius Farah, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; do Secretário Rafael Picciani, da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer; do Vice-Presidente da TurisRio, Anderson Moura; do Secretário de Turismo Cristiano Marques, da Prefeitura de Armação dos Búzios; do Prefeito Marcelo Magno, de Arraial do Cabo; da Prefeita Magdala Furtado, de Cabo Frio; da Secretária de Turismo e Eventos Adriana Grillo, da Prefeitura de Casimiro de Abreu; do Prefeito Vantoil Martins, de Iguaba Grande; da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo Aurora Siqueira, da Prefeitura de Rio das Ostras; do Secretário de Desenvolvimento Econômico Cláudio Viviani, da Prefeitura de São Pedro da Aldeia; e da Prefeita Maira Branco, de Silva Jardim. Além dos representantes do poder público, estiveram presentes as seguintes empresas e instituições: Aloha, WSL, Águas de Juturnaíba, Prolagos, Circuito Costa do Sol de Canoa Havaiana, Rua dos Biquínis, Museu do Sal, Bandeira Azul, Associação de Mergulho e Geoparque do Costão, todas compartilhando casos de sucesso ligados ao tema do Fórum.

Marco para a região

“Mais uma vez a Rede Lagos conseguiu a proeza de reunir os municípios da Região dos Lagos, desta vez para discutir a economia azul, a economia do Mar. Pela primeira vez nesta região este assunto está em pauta para que possamos fazer um planejamento e traçar metas específicas para o desenvolvimento da economia do mar”, Afirmou Wallace Lopes, Diretor de Comunicação da Rede Lagos.

“O conceito que nós temos de rede – Rede Lagos – é muito importante. Temos aqui secretários de estado, temos prefeitos de vários municípios e secretários municipais de várias pastas. Com isso a gente vai poder fomentar a nossa região e interligar esses pontos todos. Este evento do qual estamos participando, hoje, será um marco para nossa região”, comentou Claudio Viviani, Diretor-presidente da Rede Lagos.

Além da assinatura de Protocolo de Intenções entre as Secretarias de Estado e os Municípios, em prol da cooperação de projetos para o fortalecimento da economia do mar da região, com foco nos 5 eixos da Agenda 2030, o evento englobou uma visita à Exposição Interativa “Economia do Mar na Região dos Lagos: Passado, Presente e Futuro”, além de mesas redondas temáticas para cada um dos 5 eixos, com a presença dos atores que fomentam a Economia do Mar na Região dos Lagos, bem como talk shows com a participação das autoridades presentes.

As atividades e ações decorrentes da assinatura do Protocolo de Intenções serão desenvolvidas através de programas ou projetos conjuntos e operacionalizadas por meio de convênios, acordos de parceria ou contratos específicos firmados, detalhando as responsabilidades específicas das partes em cada programa ou projeto. Para o alcance dos objetivos e a avaliação da continuidade das ações, serão realizadas reuniões técnicas. Já as despesas necessárias à plena consecução do objeto acordado, tais como pessoal, deslocamentos, comunicação entre os órgãos e outras que se fizerem necessárias, correrão por conta das dotações específicas constantes nos orçamentos das instituições e municípios parceiros.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support