Em briga de marido e mulher, denuncie!

A cada 5 dias, uma mulher é vítima de feminicídio no Rio de Janeiro, segundo o Dossiê Mulher 2019. A pesquisa do Instituto de Segurança Pública (ISP) aponta que, no estado do Rio, entre os meses de março e dezembro de 2020, foi registrada uma média diária de aproximadamente 250 casos de violência contra a mulher. Desses casos, mais de 60% ocorreram dentro de casa. Os agressores, companheiros ou ex-companheiros das vítimas, representam mais de 80% dos registros enquadrados na Lei Maria da Penha.

Quando uma relação possui violência, ninguém pode se calar. A Lei Maria da Penha, que estabelece que todo caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime, pode ser aplicada ainda que não haja queixa da vítima. Isso significa que qualquer pessoa pode fazer a denúncia contra o agressor, inclusive anonimamente.

Violência verbal, sexual, psicológica ou moral é crime. Em caso de violência à mulher, não deixe para depois. Denuncie! O “Ligue 180” é um canal de atendimento que foi criado especialmente para cuidar de casos relacionados à violência doméstica. Além de receber denúncias, também pode ser utilizado para a solicitação de informações sobre delegacias próximas e redes de acolhimento.

“É muito importante que todos denunciem, não só as mulheres vítimas de agressão. Vizinhos, parentes, amigos… todos têm o dever de denunciar e ajudar a combater estes terríveis crimes. Estamos trabalhando diariamente para que as mulheres de Saquarema tenham um local onde podem encontrar socorro, apoio e garantias de políticas públicas para a proteção e bem estar”, informou a secretária municipal da Mulher, Marcia Azeredo.

Em Saquarema, a Secretaria da Mulher, localizada na Rua Estudante Elcira de Oliveira Coutinho, nº16 – Bacaxá, oferece gratuitamente atendimento psicológico, assistência jurídica e assistência social, além de toda a estrutura do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher). A unidade, que está em novo espaço, com mais estrutura e maior capacidade de atendimento, funciona de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas. O telefone para contato é: (22) 99859-7841. Os outros números para apoio nessa situação são: (21) 2332-8249 (Disque Mulher) e 127 (Ministério Público).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support