A Prefeitura de Saquarema assinou na segunda-feira, 01 de abril, no Palácio Guanabara, na capital do Estado, o Protocolo de Intenções para a construção do desenvolvimento integrado e sustentável da Região dos Lagos. O instrumento marca o compromisso assumido por Saquarema, em conjunto com os municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Silva Jardim, junto às Secretarias de Estado de Energia e Economia do Mar e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, para o desenvolvimento de projetos e ações para a região.

Arrecadação em função dos atrativos

O protocolo começou a ser construído em 17 de outubro de 2023, com a realização, em Saquarema, através da Rede Lagos, do I Fórum da Economia do Mar. No evento, que contou com a presença de cerca de 300 participantes, foi lançada a parceria Lagos 2030 – Um Mar de Oportunidades, cujo intuito é fortalecer as políticas públicas da Economia do Mar na Região dos Lagos, além da troca de experiências sobre casos de sucesso envolvendo o tema. O evento foi parte integrante do projeto “Lagos 2030”, contemplado na quarta-feira passado, dia 27 de março, com o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, como a melhor política pública de governança territorial do Estado.

A ideia principal é fazer com que os municípios deixem de contar apenas com os recursos vindos dos royalties e aumentem a arrecadação em função de seus atrativos, como é o caso dos eventos de surf, que movimentam milhões de reais, gerando centenas de vagas de emprego em Saquarema. As atividades e ações decorrentes da assinatura do Protocolo de Intenções serão desenvolvidas através de programas ou projetos conjuntos e operacionalizadas por meio de convênios, acordos de parceria ou contratos específicos firmados, detalhando as responsabilidades específicas das partes em cada programa ou projeto.

O futuro

“Nossa região tem uma ligação profunda com o mar. Nossa história é intensamente ligada à pesca, à produção do sal, ao turismo. Atuar em conjunto com outras cidades para promover o desenvolvimento regional é uma alternativa muito viável para o crescimento em conjunto da nossa região. Não podemos depender apenas do petróleo. O turismo, por exemplo, é uma alternativa econômica sustentável e de grande rentabilidade, mas que ainda não é trabalhado de forma integrada pelos municípios da Região dos Lagos”, informou a Prefeita Manoela Peres.

A partir da assinatura, as prefeituras e o Estado terão um ano para iniciar os projetos sugeridos pelo protocolo de forma colaborativa, com uma série de propostas alinhadas com os 5 Ps da Organização das Nações Unidas – ONU, baseados em cinco princípios orientadores: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias. Entre os projetos está a construção de um calendário unificado com os eventos de todos os municípios da região, um sistema de monitoramento da qualidade da água e projetos de fomento ao desenvolvimento técnico científico da região costeira.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support