Agentes da Guarda Civil Municipal participaram, nesta sexta-feira, de um curso voltado ao combate à violência contra a mulher. Ministrado de forma on-line para os GCMs, o curso fez parte do 1° Congresso Brasileiro On-line de Polícia Judiciária e Combate à Violência Contra a Mulher.

O evento foi realizado por meio de plataforma digital, onde os participantes puderam debater sobre o tema voltado para o período atual de pandemia, além de contar com a participação de expositores renomados nacionalmente.

Um dos pontos abordados foi o descumprimento das medidas protetivas, a atuação da polícia judiciária e a resposta do poder judiciário nos casos de violência doméstica. Criada em 07 de agosto de 2006, a Lei 11.340, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, completou 14 anos de muitas conquistas e avanços nos direitos das mulheres brasileiras. Considerada exemplo para muitos países, a Lei Maria da Penha criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

O curso foi organizado pelos delegados de polícia Clayton Bezerra, Giovani Agnolleto e Lorenzo Pompílio, com participação da Academia da Polícia Civil de Mato Grosso e apoio do Instituto Federal Kids, Instituto Blue EAD e outros colaboradores.

Os guardas civis de Saquarema puderam participar e iniciar capacitação para uma futura implementação do projeto Patrulha Maria da Penha, que consiste em formar equipes com o objetivo de evitar a reincidência da violência contra a mulher e o feminicídio. De acordo com dados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a cada 20 minutos, em média, uma medida protetiva é concedida a mulheres vítimas de agressão doméstica no estado do Rio.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support