Nesta terça-feira, 01, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais. Por conta da pandemia do Novo Coronavírus, não serão realizadas ações neste ano em Saquarema.

Em Saquarema, a população tem acesso ao diagnóstico e tratamento gratuito para a doença. Todo o acompanhamento médico e psicológico é realizado na Casa Amarela, que funciona na Rua Waldir Macedo da Silva, lt 75, casa 2, Verde Vale (em frente à Cidade da Saúde). Além da AIDS, a Casa Amarela oferece tratamentos e exames para Tuberculose, Hanseníase, Sífilis, Esporotricose, Hepatites e demais IST’s.

Outra forma de acesso aos exames são os postos de ESF (Estratégia de Saúde da Família). Todas as unidades estão habilitadas a realizar o exame que busca diagnosticar a doença, além de realizar a distribuição gratuita de preservativos (camisinhas).

A AIDS é uma doença crônica causada pelo vírus HIV, que danifica o sistema imunológico e interfere na habilidade do organismo em lutar contra outras infecções. A Aids (sigla para acquired immunodeficiency syndrome – síndrome da imunodeficiência adquirida, em português) também facilita a ocorrência de alguns tipos de câncer, como sarcoma de Kaposi e linfoma, além de provocar perda de peso e diarreia. Apesar de ainda não existir cura para a doença, atualmente há tratamentos retrovirais capazes de aumentar a expectativa de vida dos soropositivos.

Por isso a importância da prevenção! O HIV é transmitido principalmente por relações sexuais (vaginais, anais ou orais) desprotegidas, isto é, sem o uso do preservativo; e compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas com sangue, o que é frequente entre usuários de drogas ilícitas – que também podem contrair mais doenças, como hepatites.

Nem todas as pessoas infectadas pelo HIV apresentam sintomas. Por isso, a testagem para HIV é recomendada para todas as pessoas, especialmente aquelas com vida sexual ativa. Os centros de testagem do SUS realizam não só o teste rápido para HIV (em sangue ou saliva) bem como exames para Hepatites B, C e Sífilis.

Para mais informações, o morador pode procurar a Casa Amarela (endereço acima) ou se informar no site unaids.org.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support